Há 20 anos, os Rolling Stones paravam o Rio de Janeiro

Ao Vivo Internacional Música

Por Adriana Maraviglia

Parece que foi outro dia, mas em 2006, há 20 anos, neste mesmo dia 18/02, a banda Rolling Stones quebrava todos os seus recordes de público em uma apresentação gratuita na Praia de Copacabana.

Diante de uma plateia estimada em 1,5 milhão de pessoas, os Stones chegavam ao Brasil para esta única apresentação, que fez parte da turnê “A Bigger Bang”, que começou em agosto de 2005 e seguiu através do mundo até agosto de 2007, sendo considerada na época a mais lucrativa da História, arrecadando $558,255,524. 

Era a terceira passagem dos Stones pelo Brasil, a primeira foi em 1995, com a turnê Voodoo Lounge tocando em São Paulo e Rio de Janeiro, foram a atração principal do Festival Hollywood Rock. Depois, em 1998, a banda também se apresentou em São Paulo e Rio, mas agora com a turnê Bridges to Babylon, com Bob Dylan como convidado.

Em 2006, o palco montado no Brasil foi menor e bem menos pesado do que o utilizado nas outras fases da turnê, que contava até com camarotes especiais que faziam parte de sua construção. Com 22 metros de altura, 28 de largura e 60 de profundidade, a versão brasileiro do palco por Mark Fisher teve um cuidado especial para não pesar demais, pois havia a possibilidade da areia não suportar uma estrutura muito grande. Contando com um telão gigante, a estrutura também teve o chamado “Palco B”, uma plataforma menor que se deslocava sobre um trilho e carregava a banda até o meio do público, para tocar algumas músicas, como estava acontecendo também no restante da turnê.

Apesar do show fazer parte da turnê do disco “A Bigger Bang”, que tinha sido lançado em setembro de 2005, apenas 2 músicas dele fizeram parte do repertório daquela noite: “Rough Justice” e “This Place is Empty”, se juntaram aos velhos hits de sempre e a pelo menos uma raridade: a cover de “The Night Time (Is the Right Time)”, anunciada por Jagger como um blues de Ray Charles.

Transmitido para diversos países, o show também fez sucesso na TV Globo que mandou para Copacabana 250 profissionais e 28 câmeras.

A apresentação também foi gravada e incluída no box de DVDs “The Biggest Bang”, com diversos shows completos da turnê e também com um mini-documentário sobre o show de Copacabana.

Você viu esse show? Foi pessoalmente ou pela TV? Eu tive que ver pela TV. Tinha um plantão no dia seguinte e não podia faltar… e vocês?