Terror adolescente ‘Não Abra’: Uma Imigrante Indiana em um Pesadelo Americano

NÃO ABRA – foto: DIVULGAÇÃO

Chegando aos cinemas nesta quinta-feira (02/11), o terror adolescente “Não Abra”, do diretor Bishal Dutta, filme premiado no festival norte-americano South by Southwest (SXSW).

Sam (Megan Suri) é uma adolescente tentando ser aceita na escola, mas como uma imigrante indiana, acha que terá mais chances se abandonar a cultura de seu país. 

Assim, quando Tamira (Mohana Krishnan), uma velha amiga da infância aparece pedindo sua ajuda na escola, Sam fica em uma situação bem difícil e acidentalmente liberta uma antiga entidade demoníaca de um jarro que jamais deveria ter sido aberto.

O roteiro, do próprio diretor e de Ashish Mehta, procura trazer mais aspectos ao dilema de Sam, com seu pai  Inesh (Vik Sahay), lutando para se adaptar aos costumes americanos, enquanto sua mãe Poorna (Neeru Bajwa), permanece apegada a todos os aspectos culturais e costumes indianos e cobra de Sam que também os respeite. 

Mas a garota não está nem um pouco disposta a deixar que suas raízes se transformem em um obstáculo para sua total aceitação no círculo de garotos mais populares da escola. 

Com uma ideia que parece muito interessante no papel, é na parte mais explícita do terror  que “Não Abra” tem suas maiores falhas e acaba decepcionando quem esperava por inovação. 

Da mesma forma que Sam, que busca aceitação em uma nova cultura, o diretor Dutta parece disposto a abraçar cada  um dos possiveis clichês hollywoodianos do terror, deixando de lado suas próprias raízes indianas. 

Assim, tudo fica um pouco previsível até mesmo os “jump scares”, aquele susto repentino que faz todo mundo pular da cadeira do cinema, vão levando a história e o público por um caminho já percorrido muitas vezes,  em que nada mais surprende. 

Produzido pela dupla responsável pelo sucesso do sensacional “Corra!” (2017), Raymond Mansfield e Sean McKittrick, era de se esperar que “Não Abra” fosse um pouco mais além.  

Adriana Maraviglia

@revistaeletricidade

Assista ao trailer de “Não Abra”:

Compartilhe: