Unledded completa 27 anos – 13 essenciais de Page & Plant

Há 27 anos, o disco “No Quarter – Unledded” era lançado pela Atlantic Records e muito mais do que um registro ao vivo, depois de 14 anos do final do Led Zeppelin, o álbum colocava Jimmy Page e Robert Plant, os dois principais compositores da banda, mais uma vez trabalhando juntos, cuidando do legado e apresentando o Led Zeppelin para as novas gerações.
Em 1994, os acústicos da MTV eram praticamente um sinal de que a carreira musical do artista tinha definitivamente decolado e os discos ao vivo, lançados junto com o programa, tinham um lugar certo nas paradas de sucesso do mundo inteiro.
Naquele ano, Robert Plant, que estava ainda trabalhando seu disco solo “Fate of Nations”, lançado no ano anterior, foi convidado pela MTV para um acústico e a sugestão era de que ele trouxesse para o formato do programa também as muitas canções do Led Zeppelin que já estavam incorporadas ao seu repertório.
Plant aceitou o convite, mas não achou justo fazer um acústico que envolvesse o Led Zeppelin sozinho e por isso convidou Jimmy Page para a empreitada.
Assim, os dois passaram a trabalhar no repertório, buscando atualizar os arranjos, incorporando novas sonoridades como as influências da música do Oriente Médio que o vocalista tinha trazido em fitas cassete de Marrocos e até convidando uma orquestra egípcia para ajudar.
Além da orquestra egípcia, o grupo também contou com a sessão de cordas da London Metropolitan Orchestra e a banda formada
por Charlie Jones (baixo e percussão), Porl Thompson (guitarra e banjo), Michael Lee (bateria), Jim Sutherland (bandolim e bodhrán) e Nigel Eaton (hurdy-gurdy).
O acústico da dupla, batizado como “Unledded”, foi levado para a estrada e passou por aqui no Festival Hollywood Rock de 96.
O reencontro de Page e Plant rendeu mais um disco, “Walking into Clarksdale”, que foi lançado em 1998 e levou novamente a dupla para a estrada para uma segunda turnê mundial.
Infelizmente, a dupla que era a coisa mais próxima do Led Zeppelin tocando ao vivo, se desfez em 2001.
Para comemorar os 27 anos de lançamento de “Unledded”, a Revista Eletricidade preparou uma lista com as 13 músicas essenciais de Page & Plant.
Gallows Pole
Most High
Wonderful One
No Quarter
The Battle of Evermore
Kashmir
The Rain Song
Heart In Your Hand
When the World was Young
Four Sticks
Since I’ve Been Loving You
Yallah (The True Explodes)
When the Levee Breaks
Compartilhe:
Artigos Relacionados
-
Sesc Pinheiros recebe show de Samuel Rosa & Lô Borges
Nenhum comentário | jun 22, 2016 -
Lista Especial de Natal: As 13 melhores de Roberto Carlos
Nenhum comentário | dez 24, 2016 -
Lista: As 13 essenciais do Depeche Mode
Nenhum comentário | mar 11, 2017 -
Pedro Mariano traz seu novo projeto ao palco do Teatro Alfa
Nenhum comentário | jul 25, 2017