“Ainda Estou Aqui”: Uma História de Coragem e Dor na Luta pela Verdade

O novo filme do diretor Walter Salles “Ainda Estou Aqui” adapta para as telas o livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva que revisita os horrores que sua família enfrentou durante a Ditadura Militar. 

Em 1970, a família Paiva vive muito bem em uma casa, de frente para o mar, no Leblon. Até que, Rubens (Selton Mello) é levado pela Inteligência do Exército para fazer um depoimento e nunca mais volta. 

Eunice (Fernanda Torres), que até então é apenas uma dona de casa e mãe de cinco filhos, passa a ter que sustentar a casa, enquanto procura por respostas sobre o desaparecimento do marido.

A forma que Walter Salles escolheu para contar esta tragédia familiar é por si só brilhante, colocando diante do público todo o horror que levou Eunice Paiva a enfrentar sozinha e muitas vezes silenciosamente, para tentar proteger os filhos de uma ameaça que continuava pairando sobre todo o país.  

É aí que o talento de Fernanda Torres brilha muito mais. Quando seu rosto carregado de aflição enche a tela do cinema, ela arrasta o público para aquele turbilhão que tomou sua vida, mesmo quando se mantem calada, ou simplesmente leva os filhos para tomar um sorvete, em uma das cenas mais pungentes de toda a trama.  

Indicado pela Academia Brasileira de Cinema como o nosso  candidato oficial ao Oscar, o filme tem conquistado prêmios e elogios do público e da crítica ao redor do mundo.  Aqui no Brasil, o filme já se transformou em um fenômeno nas bilheterias arrecadando em seu primeiro final de semana de exibição R$ 8,6 milhões, com  358 mil espectadores. 

Assim, “Ainda Estou Aqui” traz de  volta à mesa de discussões um período de trevas que infelizmente parece continuar à espreita, esperando apenas  que as forças progressistas deste país se distraiam e deixem,   nem que seja  apenas por  um momento, a DEMOCRACIA desprotegida.

Sem revelar demais, prepare-se para ser profundamente tocado pelas cenas com Fernanda Montenegro. A sutileza dos pequenos gestos de sua atuação se traduz em uma emoção simplesmente arrebatadora. 

Adriana Maraviglia

@revistaeletricidade

Assista ao trailer de “Ainda Estou Aqui “:

Compartilhe:

CookiesNós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. We are committed to protecting your privacy and ensuring your data is handled in compliance with the General Data Protection Regulation (GDPR).