Elis & Tom: o Making of de uma obra prima
|Chegou na ultima quinta-feira (21/09) aos cinemas, o documentário “Elis & Tom – Só Tinha que Ser Com Você”, resultado do resgate de preciosas imagens captadas há quase 50 anos por Roberto de Oliveira e Jom Tob Azulay, que podem funcionar como uma espécie de “making of” de um disco que foi gravado em 1974 e ainda hoje figura na lista dos melhores e mais importantes da MPB.
Um trabalho perfeito que desperta curiosidade, afinal, como dois dos maiores talentos da música nacional; Elis Regina e Tom Jobim teriam trabalhado juntos, já que é de conhecimento geral que se tratavam de dois artistas com personalidades difíceis e que se encontravam musicalmente pela primeira vez.
O diretor aproveitou que estava na Terra do Cinema para levar ao estúdio uma câmera 16mm para registrar tudo e o material recebeu o tratamento tecnológico do nosso tempo para transformá-lo em 4K.
O roteiro se preocupa em contar ao público de hoje em dia quem eram esses dois gênios e para fazer isso opta por mostrar o tamanho e o reconhecimento que ambos alcançaram aos olhos do resto do mundo.
Ajudando a contar a história, personagens que participaram dela como o produtor e então marido de Elis, César Camargo Mariano, o engenheiro de som do disco Huberto Gatica, o jornalista Nelson Motta, João Marcelo Bôscoli, filho de Elis e Beth Jobim, filha de Tom, entre muitos outros.
Apesar dos muitos relatos que levam a imaginar um ambiente conturbado, a música que se fez naquele estúdio não é nada menos do que sublime e um verdadeiro presente ao público brasileiro.
Uma música que merece ser revisitada na sala de cinema, com o melhor sistema de som possivel porque ressoa de tal maneira na alma brasileira e com tanta beleza que emociona.
Faça um favor a si mesmo e corre para o cinema assistir… e leva lencinhos de papel porque você vai chorar.
Adriana Maraviglia