Cosmologias da Imagem: Quando o Cinema Vira Resistência e Ancestralidade

A Transformação de Canuto – foto: Leonardo Carvalho

A mostra “Cosmologias da Imagem: cinemas de realização indígena”, que acontece no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) Rio de Janeiro de 16 de abril a 12 de maio de 2025 é um marco na valorização do cinema indígena brasileiro contemporâneo,  organizada pela produtora Filmes de Quintal, coordenada pela antropóloga e documentarista Júnia Torres, que também assina a curadoria com a cineasta e artista visual Olinda Tupinambá, e tem produção executiva de Tatiana Mitre, da Amarillo Produções. A iniciativa conta com o patrocínio do Banco do Brasil.

A exposição reúne 33 filmes (12 longas e 21 médias/curtas-metragens) produzidos por cineastas indígenas entre 2011 e 2024, abrangendo diversas etnias e linguagens cinematográficas inovadoras.

Destaques da Programação

– Sessão de abertura (16/04): Exibição do premiado “Nūhū Yãg Mū Yõg Hãm: Essa Terra é Nossa!” (Sueli e Isael Maxakali), seguida de debate com a curadora Sandra Benites.

Filmes emblemáticos:

– “As Hiper Mulheres” (Kuikuro) – Um clássico sobre rituais femininos.
– “Yvy Pyte – Coração da Terra” (Guarani Nhandeva) – Sessão comentada pelo diretor Alberto Alvares.
– “Yãmiyhex, as mulheres espírito” (Maxakali) – Uma reflexão sobre o sagrado feminino.
– Mesa-redonda (25/04): “Retomada e transformação nos cinemas e nas artes indígenas”, com participação de cineastas indígenas e curadores.

Temas e Povos Representados

Os filmes estão organizados em 5 eixos temáticos, como Terra e Território e Cinemas da Floresta, com obras de povos como:
– Yanomami (AM/RO)
– Guarani Mbya (RS/SP)
– Tupinambá (BA/SP)
– Kayapó (PA)
– Xakriabá (MG)

Por que ir?
A mostra não apenas exibe filmes, mas redefine narrativas indígenas no cinema, promovendo auto-representação e descolonização da imagem. É uma oportunidade única para conhecer histórias contadas pelos próprios povos originários, com linguagens que misturam documentário, ritual e ficção.

Para a programação completa, visite o site do CCBB

“Demarcar as telas com um novíssimo cinema brasileiro” – Ailton Krenak

 

Mostra Cosmologias da Imagem: cinemas de realização indígena – Entrada gratuita: Ingressos disponíveis no site bb.com.br/cultura ou na bilheteria do CCBB RJ a partir das 9h do dia da sessão – Local: CCBB Rio de Janeiro (Rua Primeiro de Março, 66 – Centro) – Acessibilidade: Sessões com recursos inclusivos.

 

Comente: