De ‘Central do Brasil’ a ‘Bacurau’: 5 filmes brasileiros para maratonar antes de ver em casa ‘Ainda Estou Aqui’

Cinema Brasil – Ilustração criada por I.A.

Todo mundo já está sabendo, ou deveria estar, que “Ainda Estou Aqui”, o filme brasileiro vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional neste ano, está chegando ao streaming da Globoplay amanhã, dia 07/04, certo?

Pensando nisso, a gente aqui da Revista Eletricidade preparou uma lista com mais 5 filmes brasileiros que também estão no streaming mas que podem ser vistos ainda hoje para você transformar este final de semana em um momento especial de redescoberta do maravilhoso cinema que é feito por aqui. 
A lista é bem diversificada, tem clássicos, tem filmes para pensar e entender melhor as coisas que acontecem e aconteceram no Brasil e tem filmes para simplesmente curtir e se divertir. 
Bora curtir uma sessão de cinema em casa cheia de brasilidade? 

1. “Bacurau” (2019)
– Onde assistir: Globoplay e Prime Video
– Por que ver? O filme de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles é diferente de qualquer coisa que você já viu. Tem toques de faroeste, de ficção científica e vai te dar um soco no estômago muito bem dado, especialmente se você tem consciência das coisas que aconteceram neste país durante os quatro anos de um certo presidente que agora está inelegível. 

2. “Central do Brasil” (1998)
– Onde assistir:
Globoplay, Netflix, Prime Video e Youtube
– Por que ver? Outro filme brasileiro que chegou ao Oscar, mas não conseguiu vencer, embora seja uma ideia bastante recorrente que a interpretação da Fernanda Montenegro merecia muito mais o prêmio do que Gwyneth Paltrow. Dirigido por Walter Salles, é um daqueles filmes que vai ficar na sua cabeça e no seu coração por muito tempo.

3. “Que Horas Ela Volta?” (2015)
– Onde assistir: Netflix
– Por que ver? Drama social dirigido por Anna Muylaert, com Regina Casé, abordando desigualdade e afeto. Ótimo para refletir sobre relações familiares e pertencimento.

4. “Elis” (2016)
– Onde assistir: Netflix, Prime Vídeo e Telecine
– Por que ver? O diretor Hugo Prata assina a direção deste longa que narra a trajetória da Maior Cantora do Brasil e reencena momentos icônicos que ficaram marcados na História da MPB.

5. “Dona Flor e Seus Dois Maridos” (1976)
– Onde assistir:
Amazon Prime
– Por que ver? A sensualidade de Sonia Braga e o bom humor do texto de Jorge Amado fazem desta adaptação do diretor Bruno Barreto um verdadeiro monumento do cinema brasileiro e fica ainda melhor quando a gente lembra que foi rodado em plena Ditadura Militar.

Comente: