Traições e Conspirações: A Luta pelo Poder em “Conclave”
|Chegando nesta quinta-feira (23/01) aos cinemas brasileiros, “Conclave”, do diretor Edward Berger coloca o espectador para testemunhar um ritual milenar e ainda cercado de muitos mistérios da Igreja Católica: a eleição de um Papa.
Com roteiro adaptado do romance homônimo de Robert Harris, o filme mergulha no processo que vai se desenrolando com uma intensa luta por poder onde a religião parece ter um papel muito pequeno, quase um detalhe que aparece nos rituais ainda falados em latim.
Após a morte do Papa, o cardeal inglês Thomas Lawrence (Ralph Fiennes) ocupa a posição de Camerlengo, o responsável por organizar e liderar a Igreja durante todo o processo de escolha de seu substituto, que se chama Conclave, uma intrincada forma de eleição cheia de tradições e rituais.
Uma longa e difícil escolha que se mostrará bastante desafiadora para Lawrence que não demora muito a perceber que terá que interferir muito mais do que queria ou imaginava necessário.
O roteiro traz para as telas cada aspecto de uma disputa em que não faltam traições, conspirações, egos inflados e tudo mais que parece transformar aquele confinamento de religiosos em um verdadeiro “ninho de cobras”.
Berger filma com muito estilo sua história; suas imagens vão da pura sensação de claustrofobia de um isolamento completo do resto do mundo a diversos registros feitos à distância, onde os figurinos iguais parecem buscar a despersonalização, emprestando um certo ar de balé àquele grupo de homens se movendo usando toda a beleza da arte dos palácios do Vaticano como cenário.
Com um elenco de grandes atores onde brilham além de Fiennes, Stanley Tucci, John Lithgow e Isabella Rossellini, entre outros, “Conclave” é um trabalho primoroso que tem sido muito bem recebido na temporada de premiações com diversas indicações e que já levou para casa o Globo de Ouro de Melhor Roteiro. Muito provavelmente deve estar entre os filmes com mais indicações ao Oscar 2025.
Adriana Maraviglia
@revistaeletricidade
Assista ao trailer de “Conclave”: