“Aqui” – Novo filme de Robert Zemeckis usa uma câmera para fazer viagem no tempo
|Chegando nesta quinta-feira (16/01) aos cinemas brasileiros “Aqui” é o resultado de um reencontro, 40 anos depois, do elenco de “Forrest Gump”, um marco do cinema que fez muito sucesso e conquistou 6 Oscars.
Tudo que fez de Forrest Gump uma obra admirada por cinéfilos e popular entre o grande público, em “Aqui” está ausente.
“Aqui” é um outro tipo de filme, partindo de uma ideia de “viagem no tempo” com uma câmera fixa, posicionada sempre no mesmo lugar, uma espécie de testemunha de tudo que aconteceu naquele “pedaço” de chão ao longo das décadas, séculos e até eras.
Robert Zemeckis aproveita os super poderes da inteligência artificial para rejuvenescer e envelhecer personagens para que possamos testemunhar o que acontece ao longo de suas vidas, especialmente Richard (Tom Hanks) e Margaret (Robin Wright).
Inovador no formato, “Aqui” é uma adaptação para as telas da graphic novel de Richard McGuire. Mas a mesma ideia que o torna diferente também dificulta ou limita sua ação. A posição de testemunha de uma parte considerável da vida das pessoas que vivem naquela casa não nos apresenta exatamente todo contexto em que elas vivem ou viveram e isso por si só parece deixar tudo um pouci superficial.
Adriana Maraviglia
@revistaeletricidade
Assista ao trailer de “Aqui”: