Em “Marias” a força da participação feminina na História política do Brasil

Chegando nesta quinta-feira (17/10) aos cinemas brasileiros, o documentário “Marias” busca trazer a atenção do público para a participação feminina na História política do Brasil. 

Mais particularmente, o filme que tem direção e roteiro de Ludmila Curi se dedica a contar a história de Maria Prestes, a viúva do revolucionário Luis Carlos Prestes e uma nordestina que se tornou uma figura importante na luta pela reforma agrária no Brasil.

O olhar feminino sobre a luta de Maria Prestes também traça paralelos entre a trajetória de Maria e outras figuras emblemáticas da história, como Olga Benário, Maria Bonita, Dilma Rousseff e Marielle Franco.

Curi consegue trazer um equilíbrio entre o pessoal e o político, explorando não só o legado de Maria Prestes, mas também as escolhas e os desafios de ser mulher, mãe e militante. Em Marias, vemos a importância de recontar essas histórias, muitas vezes invisibilizadas, dando voz e visibilidade às mulheres que foram protagonistas em grandes momentos históricos.

Com cara de road movie, o filme  revela  um profundo mergulho nas vidas de mulheres que, apesar das adversidades, lutaram por justiça e transformação social.

“Marias” estreia  em  Aracaju, Belo Horizonte, Brasília, Palmas, Rio de Janeiro e Salvador.

Adriana Maraviglia

@revistaeletricidade

Compartilhe:

CookiesNós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. We are committed to protecting your privacy and ensuring your data is handled in compliance with the General Data Protection Regulation (GDPR).