Em “Marias” a força da participação feminina na História política do Brasil
|Chegando nesta quinta-feira (17/10) aos cinemas brasileiros, o documentário “Marias” busca trazer a atenção do público para a participação feminina na História política do Brasil.
Mais particularmente, o filme que tem direção e roteiro de Ludmila Curi se dedica a contar a história de Maria Prestes, a viúva do revolucionário Luis Carlos Prestes e uma nordestina que se tornou uma figura importante na luta pela reforma agrária no Brasil.
O olhar feminino sobre a luta de Maria Prestes também traça paralelos entre a trajetória de Maria e outras figuras emblemáticas da história, como Olga Benário, Maria Bonita, Dilma Rousseff e Marielle Franco.
Curi consegue trazer um equilíbrio entre o pessoal e o político, explorando não só o legado de Maria Prestes, mas também as escolhas e os desafios de ser mulher, mãe e militante. Em Marias, vemos a importância de recontar essas histórias, muitas vezes invisibilizadas, dando voz e visibilidade às mulheres que foram protagonistas em grandes momentos históricos.
Com cara de road movie, o filme revela um profundo mergulho nas vidas de mulheres que, apesar das adversidades, lutaram por justiça e transformação social.
“Marias” estreia em Aracaju, Belo Horizonte, Brasília, Palmas, Rio de Janeiro e Salvador.
Adriana Maraviglia