Rolling Stones incendeiam Houston na estreia da turnê Hackney Diamonds
|No último domingo (28/04), a nova turnê dos Rolling Stones teve sua estreia no NRG Stadium, em Houston, Texas.
Foi a primeiro dos 19 shows marcados para EUA e Canadá, que seguem até o mês de julho, por 16 cidades.
Essa turnê é bastante significativa, a segunda desde a perda do lendário baterista Charlie Watts, em 2021 e a que chega para apresentar ao vivo as faixas do álbum “Hackney Diamonds” (2023), o disco de inéditas que chegou 18 anos após o lançamento de “A Bigger Bang” (2005).
A setlist, bastante enxuta, continua seguindo a lógica das turnês mais recentes da banda, iniciadas em 2014 com a “14th On Fire”.
Os Stones festejam no palco seu legado com um repertório de grandes sucessos que formam a base do show, incluindo clássicos como “Start Me Up”, “Jumpin’ Jack Flash” e “Satisfaction”.
Além dessa grade fixa, a banda reserva algum espaço para surpresas pinçadas de um vastissimo catálogo cheio de preciosidades.
Nesta nova turnê, uma parte desses espaços estarão preenchidos por três faixas do novo álbum: “Angry”, “Mess It Up” e “Sweet Sounds of Heaven”.
Alem delas, “Out of Time”, música do álbum “Aftermath” (66), entrou na setlist pela primeira vez na turnê europeia de 2022 e foi apresentada pela primeira vez ao vivo nos EUA.
Ainda falando sobre o repertório, aquele momento aguardado em que Keith Richards assume o microfone, para que Mick Jagger tenha um respiro, desta vez foi mais curto, com apenas uma música ao invés de duas ou três. A escolhida, “Little T&A”, de 1981, não dava as caras há bastante tempo na setlist e foi muito bem recebida pelo público.
O palco dos Rolling Stones é, por si só, um espetáculo visual deslumbrante. Os imensos telões ficaram ainda maiores e são uma garantia de que até o assento mais barato do estádio terá uma visão privilegiada do que está acontecendo no palco.
Temos nesta nova turnê dois telões, um posicionado no fundo do palco e outro emoldurando a frente e as laterais, complementando o espetáculo.
Nos últimos anos os Rolling Stones têm se esforçado para criar shows que cativem um público amplo e diversificado. Eles buscam agradar tanto o fã dedicado, conhecedor dos lados B mais obscuros, quanto aqueles que acabaram de ouvir um ou dois hits em uma plataforma de streaming qualquer.
O resultado é um espetáculo que é capaz de transcender gerações.
Aliás, ver Ronnie Wood, Keith Richards e Mick Jagger em ação continua sendo uma experiência inspiradora para dizer o mínimo.
Em uma idade em que muitas pessoas sequer conseguem continuar cuidando de si mesmas, esses três gênios continuam evoluindo musicalmente e oferecendo momentos sublimes e inesquecíveis ao público.
A turnê “Hackney Diamonds” continua no dia 02/05, em New Orleans, no Jazz Fest.
Adriana Maraviglia
Assista a um clipe oficial do primeiro show da turnê Hackney Diamonds, em Houston: