Oscar 2024: Falhas na Transmissão Deixam Brasileiros na Mão
|A transmissão do Oscar 2024 para o Brasil, tanto pelo streaming da MAX (novo nome da HBOMAX) quanto pela TV paga TNT, deixou muito a desejar para quem estava ansioso para acompanhar todos os momentos da premiação mais importante do Cinema, no Dolby Theater.
Com Ana Furtado, Aline Diniz e Andrea Horta apresentando o evento no lado brasileiro, a premiação teria momentos de puro constrangimento, com as apresentadoras precisando cobrir com comentários até mesmo uma queda de sinal que impediu os brasileiros de verem a entrega do prêmio de animação curta-metragem para “War Is Over!”, inspirado na música de John Lennon e Yoko Ono.
Além disso, os brasileiros não conseguiram acompanhar sequer os tradicionais clipes dos filmes indicados.
Sem qualquer explicação, o retorno dos intervalos comerciais do sinal gerado em Los Angeles estava sempre bastante atrasado ou acabava sendo substituído pelos comentários do trio.
Para esses comentários, fez muita falta alguém com um maior domínio do assunto Cinema e até mesmo a tradução se mostrou um pouco perdida:
Quando o diretor Steven Spielberg subiu ao palco para apresentar o prêmio de Melhor Diretor, a tradutora cravou que era em comemoração dos 50 anos de aniversário do filme “A Lista de Schindler”. Vale lembrar que essa obra prima que conta uma história real da Segunda Guerra Mundial, levou 7 dos 12 prêmios a que foi indicado na 66ª edição, há 30 anos.
É curioso pensar que antes já estávamos acostumados a reclamar do pouco caso da Rede Globo, que tradicionalmente transmitia o prêmio na TV aberta: A emissora sempre entrava atrasada, priorizando coisas discutíveis de sua programação, como o intragável BBB, e colocava comentaristas que nada entendiam do assunto.
O ápice foi em 2016, quando a atriz Glória Pires confessou ao vivo que sequer tinha visto os filmes indicados, criando automaticamente o meme: “Não sou capaz de opinar”, que inundou as redes sociais naquele momento.
Pensando bem, bons tempos…