Do Tribunal de Cannes ao Oscar: A Jornada Triunfal de ‘Anatomia de Uma Queda’
|
Chegando nesta quinta-feira aos cinemas um filme francês que chamou muita atenção nesta temporada de premiações do cinema, o suspense “Anatomia de Uma Queda”.
O roteiro, escrito pela diretora Justine Triet em parceria com seu marido Arthur Harari, acompanha a investigação da morte misteriosa de Samuel (Samuel Theis) marido da escritora alemã Sandra ( Sandra Hüller), que passa a ser a suspeita de seu assassinato, enquanto Daniel (Milo Machado Graner, o filho deficiente visual do casal, é a única testemunha.
Com a principal honraria do cinema francês já em mãos e Triet é a terceira mulher a conquistar a Palma de Ouro em Cannes, ela agora vê seu filme indicado a 5 Oscars, incluindo Melhor Atriz para Sandra Hüller, Roteiro Original, Edição, mas principalmente Direção e Melhor Filme, os prêmios mais importantes da noite e tudo isso bem longe do nicho normalmente reservado para filmes de língua não inglesa, o que é um outro triunfo e tanto em um ano com tantos concorrentes de alto nível.
“Anatomia de Uma Queda” é um drama de tribunal que convida o público ao papel de juiz, acompanhando tanto a defesa como a acusação, enquanto cada uma delas expõe os aspectos de uma tragédia familiar e vai descortinando lentamente todo o cenário que levou àquele desfecho.
Ainda tem uma atuação impressionante de Sandra Hüller que ajuda a fazer de “Anatomia de Uma Queda” um dos melhores de uma temporada de grandes filmes.
Adriana Maraviglia
@revistaeletricidade
Assista ao trailer de “Anatomia de uma Queda”: