Rolling Stones lançam “Angry”, primeiro single de “Hackney Diamonds”

Os Rolling Stones com Jimmy Fallon no lançamento de Hackney Diamonds

Finalmente o mundo pode ouvir “Angry”, o primeiro single de “Hackney Diamonds”, o novo álbum de inéditas dos Rolling Stones, que chega no dia 20/10 aos streamings e lojas, 18 anos após “A Bigger Bang” e 7 anos depois de “Blue & Lonesome”, um disco de regravações de blues.

A banda que ao longo de seus 61 anos de carreira quase sempre optou por estratégias de marketing bastante criativas para seus lançamentos, como tocar em cima da carroceria de um caminhão em movimento ou chegar de dirigível a uma coletiva de imprensa, desta vez, optou pela discrição de um anúncio cheio de referências de sua obra no Hackney Gazette, um pequeno jornal do bairro, publicado em meados de agosto, anunciando para o início de setembro a abertura de uma vidraçaria chamada Hackney Diamonds.

Não demorou muito e os fãs da banda já estavam caçando informações e até pesquisando no ASCAP, órgão oficial que cuida do registro de músicas para efeito de direitos autorais e logo já circulava na rede uma possível tracklist do novo trabalho.

A grande máquina de marketing que cuida dos Stones seguiu adiante e espalhou a imagem do logotipo da língua, adaptado a  uma versão “vidro quebrado”, projetada em locais que identificavam diversas cidades ao redor do mundo, enquanto o website Hackney Diamonds recebia uma contagem regressiva que terminaria no dia 06/09.

CAPA DE HACKNEY DIAMONDS – foto: DIVULGAÇÃO

Até que, na segunda-feira (04/09), um video estrelado pelo apresentador Jimmy Fallon acabou com o mistério: a banda preparava uma entrevista no Teatro Hackney Empire, que seria transmitida ao vivo pelo Youtube. 

Com jornalistas do mundo inteiro ocupando a plateia do belissimo teatro da era vitoriana, os Stones falaram sobre “Hackney Diamonds”.

O título do disco é uma gíria londrina antiga e descreve aqueles cacos pequenos de vidro que ficam espalhados no chão após a ação de um ladrão.  

Embora tenha demorado 18 anos para este novo trabalho ser lançado, Mick disse que eles foram preguiçosos, mas que fizeram muitas turnês nestes anos, o disco só foi efetivamente gravado entre novembro de 2022 e fevereiro de 2023, depois que a banda estipulou um prazo até o Dia dos Namorados (14 de fevereiro), para que o trabalho estivesse pronto.  

“Hackney Diamonds” é o 31° disco da carreira dos Rolling Stones e o primeiro após a morte de Charlie Watts. Foi produzido por  Andy Watt, que tem em seu currículo trabalhos com Justin Bieber, Miley Cyrus, Ozzy Osbourne, Pearl Jam e Iggy Pop, entre outros.

Das 23 músicas que foram gravadas, a banda escolheu 12 para o disco, sem entrar em detalhes sobre o destino das 11 faixas sobressalentes, os Stones disseram que “Angry”, escrita na Jamaica por Mick e Keith, era a música que levaria o restante do trabalho adiante.

ROLLING STONES – foto: REPRODUÇÃO

Com a cara dos Stones, a música “mete o pé na porta” com uma letra que fala sobre o final de uma relação, em que um pede ao outro que não fique com raiva, que tudo termine bem.

Mas são os Stones e a letra tem o velho deboche de sempre. Mick ainda  diz a essa namorada que  continua “tomando seus remédios e que está indo para o Brasil”… (sorry, Argentina!)

A música já chega com um video, estrelado pela atriz Sydney Sweeney, da série “White Lotus”. 

A atriz aparece dançando em uma Mercedes conversível, que roda pela Sunset  Boulevard, em Hollywood, enquanto os tradicionais cartazes que costumam anunciar as novas produções do cinema, mostram os Rolling Stones em vídeos que marcaram a história da banda, cantando e tocando a nova música. 

Em tempo: em menos de 24 horas após o lançamento, o vídeo de “Angry” já está perto de bater 3 milhões de visualizações.  

Embora as outras faixas do disco ainda não tenham sido divulgadas, os Stones falaram um pouco sobre elas durante a entrevista.

– Charlie Watts está em 2 delas, gravadas em 2019: “Mess it Up” e “Live By the Sword”, as outras 10 faixas tem Steve Jordan na bateria; 
– Bill Wyman, que deixou os Rolling Stones em 1993, também está em “Live By the Sword”. Assim, nesta faixa que foi descrita pela banda como retrô, existe a participação de 4 dos membros fundadores da banda;
– Há bastante tempo, todo album dos Stones tem pelo menos uma faixa com Keith Richards nos vocais, em “Hackney Diamonds” esta faixa é “Tell Me Straight”;
– “Sweet Sound of Heaven” segundo os Stones é uma música gospel e tem a participação de Stevie Wonder no piano e Lady Gaga nos vocais.

Paul McCartney e Elton John também teriam participado do disco, mas ainda não se sabe em qual/is faixas. 

Mick Jagger disse que não pensa nos fãs quando está criando novas músicas, o foco dele e da banda é o de fazer um disco que, em primeiro lugar, agrade aos Stones: 

“Nós não lançariamos este disco se não gostassemos dele de verdade” e completou “precisavamos fazer um disco que nos agradasse. Estamos muito satisfeitos com ele, não dizemos isso com arrogância, mas esperamos que todos gostem dele.”

Conhecendo o talento e a capacidade musical destas lendas do rock, não dá para esperar menos do que outra obra-prima. 

Adriana Maraviglia 

@revistaeletricidade

Tracklist de “Hackney Diamonds”: 

Angry
Get Close
Depending On You
Bite My Head Of
Whole Wide World
Dreamy Skies
Mess it up
Live by the Sword
Driving me too Hard
Tell Me Straight
Sweet Sounds of Heaven
Rolling Stone Blues

Assista ao vídeo de “Angry”, no Youtube: 

Compartilhe: