Do Condomínio para as Telas – O Porteiro

O PORTEIRO – foto: DIVULGAÇÃO

Uma peça de muito sucesso no teatro, “O Porteiro” está chegando nesta quinta-feira (31/08) aos cinemas.

A dupla por trás do sucesso teatral, o diretor Paulo Fontenelle e o ator Alexandre Lino criaram  o texto juntos, como um monólogo interativo, onde o porteiro Waldisney comanda uma reunião de condomínio, em que a plateia assume os papéis de moradores. 

Na origem do texto, as histórias reais de porteiros que vieram do Norte e do Nordeste para o Rio de Janeiro, atrás de uma vida melhor.

O mesmo olhar  sobre a realidade que serviu de inspiração para o estrondoso sucesso de “Minha Mãe é Uma Peça”, com o saudoso Paulo Gustavo,  trazendo ao palco e às telas as muitas maluquices que via na própria mãe.

No caso de Waldisney ele é aquela figura um pouco atrapalhada que todos nós encontramos em algum momento e seu trabalho é o de tentar resolver os problemas dos moradores, uma coleção de personagens que todo mundo já viu por ai.

Entre as muitas figuras moradoras daquele condomínio, Dona Alzira merece destaque, uma impagável interpretação de Sueli Franco, que coloca o cinema abaixo a cada vez que aparece em cena.

Falando em  Paulo Gustavo, o filme presta uma homenagem à Dona Herminia, que é lembrada como a melhor síndica a ter passado por aquele condomínio.

Uma história  simples, mas muito divertida, o porteiro Waldisney trabalha em um prédio em que existe muita confusão. Todo dia os moradores arrumam algum problema para ele e quando não são eles, Laurizete (Daniela Fontan), a esposa do porteiro, dá um jeito de complicar tudo. 

Mas ao lado da zeladora Rosivalda (Cacau Protásio) e do jeito dele, Waldisney consegue colocar ordem no caos. Quando tudo  muda de repente, Waldisney vai precisar provar ao  delegado (Maurício Mafrini) que  pode até ser meio atrapalhado, mas ladrão ele não é.

Neste momento importante de retomada do hábito de frequentar os cinemas, depois da pandemia, em que alguns filmes internacionais já tem levado multidões a ocupar novamente as salas,  será muito  bonito ver o público brasileiro mais uma vez rindo de si mesmo.  

Adriana Maraviglia

@revistaeletricidade

Assista ao trailer de “O Porteiro”:

Compartilhe: