O Pastor e o Guerrilheiro: uma emocionante história real da Ditadura

O PASTOR E O GUERRILHEIRO – foto: DIVULGAÇÃO

Chegando nesta quinta-feira (13/04) aos cinemas ” O Pastor e o Guerrilheiro” resgata para os nossos dias mais uma história real dos Anos de Chumbo da Ditadura.

Adaptado do livro de memórias de Glênio Sá, o filme estende sua narrativa dos anos de terror pós-golpe militar de 1964 à virada do milênio, já na redemocratização. 

João (Johnny Massaro) é um aluno da UnB (Universidade de Brasília) que decide participar na luta armada e parte para o Araguaia, onde acaba derrotado pela selva e depois de  preso pela Ditadura vai parar na mesma cela que Zaqueu (César Mello), um pastor evangélico preso por engano. 

Mesmo com ideais opostos, os dois se ajudam e  marcam um encontro para o réveillon do ano 2000. 

Nos últimos dias do milênio, Juliana (Julia Dalavia) é uma ativista estudantil que se descobre filha de um coronel que deixa para ela uma herança. 

Por meio de um livro encontrado na casa do coronel, ela descobrirá que seu pai foi o torturador dos dois presos. 

O filme do diretor José Eduardo Belmonte vai e volta no tempo para trazer para as novas gerações apenas uma das inúmeras histórias de um período que, infelizmente, não teve ainda seus inúmeros crimes contra o Brasil e sua população julgados e punidos. 

Com ótimas atuações, especialmente de Johnny Massaro que consegue encher a tela com todos os sonhos do jovem idealista que não pensa duas vezes antes de colocar a vida em risco por seus sonhos de uma sociedade mais justa e também traz o último registro do grande ator Sérgio Mamberti, falecido em 2021. 

“O Pastor e O Guerrilheiro” resgata uma das muitas tragédias de um momento da história do  Brasil que precisa ser revisto e analisado com muito cuidado. 

Aliás, a falta dessa análise que levaria a  julgamentos e punições adequadas inclusive é o que permite que ainda hoje, inacreditáveis 59 anos após o vergonhoso golpe de estado que colocou esse regime monstruoso no poder por 21 anos, ainda existam brasileiros iludidos por  ideais fascistas.

Adriana Maraviglia

@revistaeletricidade

Assista ao trailer de “O Pastor e o Guerrilheiro“:

Compartilhe:

CookiesNós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. We are committed to protecting your privacy and ensuring your data is handled in compliance with the General Data Protection Regulation (GDPR).