“Memória Sufocada” tem sessão especial com debate nesta terça-feira

MEMÓRIA SUFOCADA – foto: DIVULGAÇÃO

A caminho dos cinemas, onde estreia no dia 30/03 (quinta-feira), o documentário “Memória Sufocada” do diretor/roteirista Gabriel Di Giacomo é um filme necessário, que trata com a força da realidade documental a morte e a tortura de cidadãos brasileiros durante os 21 anos de horror da Ditadura Militar, de 1964 a 1985. 

E entre os muitos personagens responsáveis pelos inúmeros crimes contra a vida e os direitos humanos de cidadãos brasileiros, o infame Coronel Ustra é aqui o personagem central.

O único reconhecido em 2008 pela Justiça como torturador junto com seus inúmeros crimes e seu livro de memórias que parecem ter dado o início na ideia do filme.

Isso somado aos absurdos que vivemos na política brasileira desde 2016, quando um deputado sem nenhuma expressão política, de um partido fisiológico do Centrão, conhecido apenas por ter sido aposentado do Exército, depois do diagnóstico de problemas mentais e por suas declarações de gosto duvidoso na mídia, chamou atenção elogiando o monstro torturador diante de todo o país, no plenário da Câmara, durante a sessão que decidiu o Impeachment de Dilma Rousseff

E, infelizmente, não ficou por aí, depois desse episódio, usando uma máquina pesada de mentiras online, chegou à presidência da república (minúsculas intencionais), arrastando junto a pior coleção de políticos eleitos da história do país e com eles promovendo uma onda de retrocesso e destruição. 

“Memória Sufocada” é inteligentemente construído como algo que está no dia-a-dia de todo o povo brasileiro: as buscas na Internet.  

Na tela, as buscas vão retornando imagens de arquivo que incluem depoimentos à comissão da verdade, trechos de telejornais, material da própria Internet e até uma visita às antigas instalações do temido DOI-Codi/SP, o criminoso  órgão de repressão da Ditadura. 

O filme é obrigatório para quem quer compreender melhor os desastrosos últimos anos deste país e ser capaz de evitar de uma vez por todas hecatombes como a eleição do monstro fascista que subiu ao poder em 2018. 

Nesta terça-feira (28/03), acontece uma pré-estreia especial do filme com debate após a exibição. 

No Cinema Itaú Augusta, às 21hrs, o diretor/roteirista Gabriel Di Giacomo, Maria Isabel Abduch, que assina a supervisão musical e Luciana Coelho, responsável pela fotografia, debatem o documentário com o público, com mediação de Maria Teresa Cruz, do The Intercept Brasil. 

Compreender para nunca esquecer e assim garantir que NUNCA MAIS SE REPITA! 

Adriana Maraviglia

@revistaeletricidade

Assista ao trailer de “Memória Sufocada”:

Compartilhe: