Nos 80 anos de Janis Joplin, cantora é lembrada em biografia
|Na semana em que faria 80 anos, no dia 19/01, a vida e o talento de Janis Joplin são lembrados pela biografia: “Janis Joplin – Sua Vida, Sua Música”, da autora Holly George-Warren.
No ano que também marca os 53 anos de sua morte prematura, a cantora é lembrada por sua voz rouca e seu estilo único, Joplin é um ícone, a mais influente figura feminina da história do rock.
Sua vida cheia de transgressões, quebras de paradigmas, frustrações amorosas e dissabores familiares é contada pela autora que é jornalista e contou com depoimentos de familiares da cantora, amigos, colegas de banda, além da pesquisa em arquivos, diários, cartas e entrevistas há muito perdidas.
A biografia foi bem recebida pela crítica especializada que não poupou elogios ao trabalho, segundo o jornal New York Times o livro revela a verdadeira Janis Joplin.
O livro também dá destaque à luta de Joplin contra o machismo e à forma corajosa como a cantora, em um cenário social ainda mais difícil e conservador do que este que existe hoje em dia, fazia questão de expor suas convicções e quebrar barreiras com suas atitudes, abrindo caminhos para as novas gerações.
Sobre sua enorme influência no cenário do rock a autora Holly George-Warren conta na introdução da obra: “Antes da passagem um tanto breve de Janis Joplin pelo sucesso, teria sido difícil para essas artistas encontrarem um modelo feminino comparável à beatnik de Port Arthur, Texas. A mistura de musicalidade confiante, sexualidade impetuosa e exuberância natural, que produziu a primeira mulher estrela do rock dos Estados Unidos, mudou tudo”.
Janis morreu em outubro de 1970, aos 27 anos, de overdose de heroína.
Janis Joplin: Sua Vida, Sua Música – Autora: Holly George-Warren – Editora: Seoman – Preço: 69,90 – Páginas: 432 – Compre o livro: clique aqui