Lista Especial: A vida da Rainha Elizabeth II no Cinema

RAINHA ELIZABETH II – foto: Reprodução

Nesta tarde foi anunciada a morte da soberana do Reino Unido, a Rainha Elizabeth II, aos 96 anos, no Castelo de Balmoral, na Escócia.

A morte acontece poucos meses após as comemorações do Jubileu de Platina, pela marca de 70 anos de duração de seu reinado, o mais longo da história do país.

Um reinado com um profundo impacto cultural, que não só conseguiu atravessar todas as crises que aconteceram ao longo destas 7 décadas, como transformaram o Reino Unido em uma nação próspera e influente.

Muitos artistas e celebridades estão usando as redes sociais neste dia para enviar mensagens lamentando o falecimento da soberana que dedicou sua vida ao serviço do povo britânico.

Em homenagem a Rainha Elizabeth II, preparamos uma pequena lista de filmes em que podemos conhecer um pouco de sua admirável trajetória.

Confira:

O Discurso do Rei (2010)

Dirigido por Tom Hooper. O filme conta a história da ascensão ao trono do Rei George VI (Colin Firth), o pai da Rainha Elizabeth II, nas vésperas da Segunda Guerra Mundial. Depois que seu irmão Edward VIII (Guy Pearce) decidiu abdicar ao trono para casar-se com uma divorciada americana.

Mas tinha um problema sério para vencer antes de poder assumir, a gagueira que é tratada pelos métodos pouco convencionais do terapeuta da fala Lionel Logue (Geoffrey Rush). Foi o grande vencedor do Oscar de 2011, levando para casa 4 estatuetas, incluindo melhor filme e diretor.

Uma Noite Real (2015)

No dia em que a Segunda Guerra Mundial terminou, em 1945, as princesas Elizabeth (Sarah Gardon) e Margareth (Bel Powley) decidem sair do Palácio e se misturam à multidão que festeja a vitória sobre o Nazismo, em uma noite em que encontrarão aventuras e romance.

Esta ficção histórica de Julian Jarrold retrata a família real de uma forma humana e divertida.

A Rainha (2006)

Dirigido por Stephen Frears e com um roteiro preciso de Peter Morgan, o filme narra um período bastante específico e dramático, da biografia da atual soberana do Reino Unido: a morte da Princesa Diana, em um acidente de carro, em Paris, em 1997 e seu impacto devastador sobre o país que passou a esperar uma reação que a família real não parecia pronta a demonstrar.

Trabalho impecável de Mirren que rendeu o Oscar de Melhor Atriz (2007) e mesmo agora, depois que nossa percepção do papel do primeiro ministro Tony Blair (Michael Sheen) mudou consideravelmente, continua um belo filme que merece nossa atenção.

Spencer (2021)

O filme de Pablo Larrain é sobre as festividades de final de ano, em Sandrigham, no último ano em que a Princesa Diana (Kristen Stewart) passa junto da família real, ainda casada com o Príncipe Charles, em 1991.

A Rainha Elizabeth é vivida por Stella Gonet.

The Crown (2016 – )

Em suas 4 temporadas, a série exibida pela Netflix tem a intenção de retratar a trajetória da Rainha Elizabeth II mais de perto, mostrando também as intrigas palacianas.

Criada por Peter Morgan, com Claire Foy e Olivia Colman vivendo a Rainha Elizabeth nas fases diferentes de sua vida.

Por sinal, na quinta temporada prevista para estrear em novembro de 2022, quem assume o papel de rainha é Imelda Staunton, atriz que ficou mais conhecida pelo público por ter sido a vilã Dolores Umbridge, na Saga Harry Potter.

Compartilhe:

CookiesNós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. We are committed to protecting your privacy and ensuring your data is handled in compliance with the General Data Protection Regulation (GDPR).