Lista Especial: A vida da Rainha Elizabeth II no Cinema
|Nesta tarde foi anunciada a morte da soberana do Reino Unido, a Rainha Elizabeth II, aos 96 anos, no Castelo de Balmoral, na Escócia.
A morte acontece poucos meses após as comemorações do Jubileu de Platina, pela marca de 70 anos de duração de seu reinado, o mais longo da história do país.
Um reinado com um profundo impacto cultural, que não só conseguiu atravessar todas as crises que aconteceram ao longo destas 7 décadas, como transformaram o Reino Unido em uma nação próspera e influente.
Muitos artistas e celebridades estão usando as redes sociais neste dia para enviar mensagens lamentando o falecimento da soberana que dedicou sua vida ao serviço do povo britânico.
Em homenagem a Rainha Elizabeth II, preparamos uma pequena lista de filmes em que podemos conhecer um pouco de sua admirável trajetória.
Confira:
O Discurso do Rei (2010)
Dirigido por Tom Hooper. O filme conta a história da ascensão ao trono do Rei George VI (Colin Firth), o pai da Rainha Elizabeth II, nas vésperas da Segunda Guerra Mundial. Depois que seu irmão Edward VIII (Guy Pearce) decidiu abdicar ao trono para casar-se com uma divorciada americana.
Mas tinha um problema sério para vencer antes de poder assumir, a gagueira que é tratada pelos métodos pouco convencionais do terapeuta da fala Lionel Logue (Geoffrey Rush). Foi o grande vencedor do Oscar de 2011, levando para casa 4 estatuetas, incluindo melhor filme e diretor.
Uma Noite Real (2015)
No dia em que a Segunda Guerra Mundial terminou, em 1945, as princesas Elizabeth (Sarah Gardon) e Margareth (Bel Powley) decidem sair do Palácio e se misturam à multidão que festeja a vitória sobre o Nazismo, em uma noite em que encontrarão aventuras e romance.
Esta ficção histórica de Julian Jarrold retrata a família real de uma forma humana e divertida.
A Rainha (2006)
Dirigido por Stephen Frears e com um roteiro preciso de Peter Morgan, o filme narra um período bastante específico e dramático, da biografia da atual soberana do Reino Unido: a morte da Princesa Diana, em um acidente de carro, em Paris, em 1997 e seu impacto devastador sobre o país que passou a esperar uma reação que a família real não parecia pronta a demonstrar.
Trabalho impecável de Mirren que rendeu o Oscar de Melhor Atriz (2007) e mesmo agora, depois que nossa percepção do papel do primeiro ministro Tony Blair (Michael Sheen) mudou consideravelmente, continua um belo filme que merece nossa atenção.
O filme de Pablo Larrain é sobre as festividades de final de ano, em Sandrigham, no último ano em que a Princesa Diana (Kristen Stewart) passa junto da família real, ainda casada com o Príncipe Charles, em 1991.
A Rainha Elizabeth é vivida por Stella Gonet.
The Crown (2016 – )
Em suas 4 temporadas, a série exibida pela Netflix tem a intenção de retratar a trajetória da Rainha Elizabeth II mais de perto, mostrando também as intrigas palacianas.
Criada por Peter Morgan, com Claire Foy e Olivia Colman vivendo a Rainha Elizabeth nas fases diferentes de sua vida.
Por sinal, na quinta temporada prevista para estrear em novembro de 2022, quem assume o papel de rainha é Imelda Staunton, atriz que ficou mais conhecida pelo público por ter sido a vilã Dolores Umbridge, na Saga Harry Potter.