Vencedor em Gramado, Marte Um chega hoje aos cinemas

Marte Um – foto: Divulgação

Chegando nesta quinta-feira (25/08) aos cinemas, o brasileiro “Marte Um”, vencedor de quatro prêmios no Festival de Gramado (melhor longa pelo júri popular, prêmio especial, melhor roteiro e melhor trilha sonora), depois de uma participação de sucesso no Festival Sundance que arrancou muitos elogios da imprensa internacional.

O primeiro longa solo de Gabriel Martins (No Coração do Mundo) conta a história de uma família preta e periférica que sonha com uma vida melhor.

Mas o momento talvez seja um dos mais tristes da nossa história recente, o dia da eleição de um presidente de extrema direita.

A família Martins sente a tensão da nova realidade enquanto baixa a poeira política. Tércia (RejaneFaria), a mãe, reinterpreta seu mundo depois de um encontro inesperado que a deixa em dúvida se foi amaldiçoada.

Seu marido, Wellingon (Carlos Francisvo), coloca todas suas esperanças na carreira como jogador de futebol do filho caçula, Deivinho (Cícero Lucas), que acompanha a ambição do pai com relutância, pois sonha em estudar astrofísica e colonizar Marte.

Filmando com bastante estilo e isso inclui a boa trilha sonora, premiada em Gramado e uma bela fotografia de Leonardo Feliciano, “Marte Um” vai discutindo e expondo cada aspecto do drama que o abismo social, o racismo e todos os outros preconceitos criaram neste país, sem ter nada de panfletário.

Gabriel compõe um roteiro que cria uma empatia imediata com o público, que leva a uma identificação com cada uma das dores, mas também dos sonhos daquela família.

Com boas interpretações do elenco, “Marte Um” tem uma história tão próxima da gente, que dá a impressão de que conhecemos aquela família, e que muito em breve, comemoraremos junto com ela o renascimento deste pais.

Adriana Maraviglia

@rev_eletrici

Assista ao trailer de “Marte Um”:

Compartilhe: