Ilusões Perdidas – obra prima de Balzac estreia no cinema
|Um grande clássico da literatura, “Ilusões Perdidas”, de Honoré de Balzac, foi adaptado para o cinema e chega às salas brasileiras nesta quinta-feira (09/06).
O novo filme do diretor Xavier Giannoli conta a história de Lucien de Rubempré (Benjamin Voisin), um jovem poeta sonhador que trabalha na gráfica de sua família, mas que não vê a hora de tornar-se um grande e respeitado escritor.
Com a ajuda de sua amante, a baronesa Louise de Bargeton (Cécile de France), Lucien chega a Paris imaginando que está prestes a viver tudo o que sonhou, mas não demora muito a descobrir que seu caminho será bem mais tortuoso do que ele esperava.
Na busca pela sobrevivência, ele descobre um outro mundo, muito distante de seus ideais literários. O mundo do jornalismo, em que reputações são criadas ou desfeitas por encomenda e notícias são inventadas sem qualquer responsabilidade com a simples finalidade de vender jornais.
Com uma rica recriação da efervescente Paris do século XIX, o filme surpreende ao mostrar uma imprensa muito corrupta, com críticos que enriquecem recebendo propina para elogiar ou destruir espetáculos ou novos livros e seus autores.
“Ilusões Perdidas” estreou na 78ª Edição do Festival de Veneza, em 2021, e foi o grande vencedor do prêmio César deste ano, levando para casa as estatuetas de Melhor Filme, ator-revelação (Benjamin Voisin), coadjuvante (Vincent Lacoste) e roteiro adaptado, além de concorrer em outras 8 categorias.
Tambem fazem parte do elenco Xavier Dolan, Gérard Depardieu e Jeanne Balibar
Considerada uma obra-prima de Honoré de Balzac, “Ilusões Perdidas” é atemporal e tão genial que muitas vezes parece estar descrevendo esta triste era em que estamos vivendo onde fake news são usadas para criar ódio, colocar e manter monstros no poder e a imprensa esqueceu completamente de sua missão mais importante a de fiscalizar o poder e os poderosos em nome do povo.
Adriana Maraviglia
Assista ao trailer de “Ilusões Perdidas”: