“Está Tudo Bem” – Novo filme de François Ozon chega aos cinemas

Chegando nesta quinta-feira (02/06) aos cinemas brasileiros o novo filme do diretor francês François Ozon, o drama  “Está Tudo Bem”.

Adaptado do romance autobiográfico de Emmanuèle Bernheim, uma história pessoal e familiar, mas um tanto polêmica por lidar abertamente  com a eutanásia.

A escritora Emmanuèle (Sophie Marceau) repentinamente precisa cuidar do pai, André Bernheim (André Dussollier), que sofreu um AVC  e volta à consciência, mas seriamente limitado e dependente.

Antes separados pela vida, os dois se reaproximam por causa da doença, mas André, até então  um homem ativo e independente, passa a ter dificuldades para lidar com sua nova condição pede à propria filha que o ajude a morrer.

O roteiro adaptado pelo próprio Ozon, opta por concentrar o roteiro muito mais na relação entre pai e filha, do que em discutir a validade do suicídio assistido para casos em que o doente perdeu completamente a qualidade de vida e a autonomia.

Em “Está Tudo Bem” Ozon mostra que também é um grande diretor de atores, tanto Sophie como principalmente Dussollier, entregam interpretações de altíssimo nível e não será surpresa se voltarmos a ouvir falar do filme durante a temporada de premiações.

Para os cinéfilos, duas presenças luminosas na tela devem dar aquele “quentinho” no coração que a gente gosta tanto: a grande Charlotte Rampling faz a mãe de Emmanuèle, a rabugenta ex-esposa de André e Hanna Schygulla a eterna musa de Fassbinder, é a representante da clínica Suíça que oferece o serviço que André tanto necessita.

Por sinal, uma atividade que continua sendo ilegal na França.

“Está Tudo Bem” estreou na edição 2021 do prestigiado Festival de Cannes e é uma boa oportunidade para discutir um assunto espinhoso e ainda tabu que precisa muito ser discutido, mas que geralmente as pessoas preferem simplesmente evitar.

 

Adriana Maraviglia 

@drikared

 

Assista ao trailer de “Está Tudo Bem”: 

Compartilhe: