Novo livro investiga o retorno do Nazismo

O Quarto Reich – Gavriel D Rosenfeld

Desde o colapso do Terceiro Reich em abril de 1945, um espectro sempre assombrou o Ocidente: o medo do ressurgimento do nazismo.

Mesmo com o fim do terror naquele momento, especialmente na Europa e América do Norte, persistiram inquietações sobre nazistas fanáticos retornarem ao poder e, ainda hoje, há esse temor, considerando-se os movimentos de direitas autoritárias e a ascensão do nacionalismo e populismo políticos em décadas mais recentes.

Para debater essas dúvidas e a possiblidade de algo que nunca existiu de fato, o professor de história norte-americano de origem judaica e especialista no tema, Gavriel D. Rosenfeld, escreveu “O Quarto Reich”, lançamento da editora Cultrix. Em sua obra de estreia no mercado brasileiro – Gavriel escreveu diversos livros sobre o Terceiro Reich e ganhou o Sybil Halpern Milton Memorial Book Prize – ele faz uma análise profunda sobre o conceito do Quarto Reich, sob a perspectiva da história contrafactual (aquela que não aconteceu, mas podia ter acontecido), e explica como esses medos, que nunca nos deixaram, relacionam-se com as questões políticas, sociais, culturais e intelectuais do Ocidente.

Na obra, o autor examina a evolução deste temor em uma abordagem cronológica e temática. Por isso, é divido em duas partes: a primeira esmiúça as origens do Quatro Reich, nos anos 1930, passando pela Segunda Guerra e chegando ao fim da década de 1950. 

Já em sua segunda metade, Gavriel investiga o que aconteceu a partir da década de 1960 até os dias atuais. Sua vasta pesquisa reúne diversas fontes – discursos políticos, recortes de jornal, trechos de filmes e até histórias em quadrinhos da Marvel.

O livro aborda, ainda, a universalização da expressão “Quarto Reich” por parte de radicais de direita, sua transformação em fonte de entretenimento e cultura pop nos anos 1970 e 1980, já que a ideia de um Reich renovado esteve muito presente em romances e filmes como “O Dossiê de Odessa” e, até histórias da série de TV “Mulher Maravilha”, passando por quadrinhos como “Batman” e “Capitão América”.

Além disso, destaca sua adoção posteriormente, nos anos 2000, por populistas autoritários e neonazistas que procuravam atacar a União Europeia, entre outros.

“Os historiadores estão familiarizados com todos esses movimentos e os têm examinado em diferentes graus, no entanto, têm negligenciado seus laços com a ideia do Quarto Reich. O descuido é surpreendente, dada a frequente evocação desta ideia tanto por seus partidários quanto seus oponentes(…) empregar um raciocínio contrafactual e examinar cenários em que a história poderia ter sido diferente, ajuda a encaminhar essa questão importante”, diz o autor.

“O Quarto Reich” foi escrito com rigor de pesquisa acadêmica para quem gosta de história, ciências sociais e humanas, além de política. As mais de quinhentas páginas são um prato cheio para quem deseja entender a real ameaça que o extremismo político e o que os discursos de ódio podem trazer para o planeta.

Fonte: Editora Cultrix

Livro: O Quarto Reich –  Autor: Gavriel D. Rosenfeld –  Editora: Cultrix –  Páginas: 528 –  Preço: R$ 72,00

 

Compartilhe:

CookiesNós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. We are committed to protecting your privacy and ensuring your data is handled in compliance with the General Data Protection Regulation (GDPR).