O Pacto – uma perturbadora história real chega aos cinemas

Chegando nesta quinta-feira aos cinemas brasileiros “O Pacto”, filme vencedor nas categorias de melhor roteiro e melhor atriz coadjuvante no Beijing International Film Festival 2021. 

O diretor Bille August, que já tem em seu currículo “Les Miserables” (1998) e “A Casa dos Espiritos” (1993), parece ter uma predileção especial por fazer adaptações de livros para as telas do cinema e no caso desta obra em particular, trazer das páginas de um livro uma surpreendente história real do mundo da literatura.

O poeta Thorkild Bjørnvig (Simon Bennebjerg) enxerga no interesse da escritora Karen Blixen (Birthe Neumann) por seu trabalho uma grande oportunidade para sua carreira. 

Blixen por sua vez é uma autora importante no meio literário e costuma reunir em sua casa os artistas mais importantes da Dinamarca. 

A escritora é manipuladora e sua relação com o poeta vai se tornando mais e mais estranha com o passar do tempo. 

Não é a primeira vez que a vida de Blixen é retratada pelo cinema, seu romance autobiográfico “A Fazenda Africana” virou filme em 1985 pelas mãos de Sidney Pollack. Entitulado “Entre Dois Amores”, o filme recebeu 7 dos 11 Oscars a que foi indicado em 1986, incluindo o de Melhor Filme. 

“O Pacto” é um retrato de uma outra fase da vida de Blixen, de volta à Dinamarca, fragilizada pela sífilis, a autora parece querer controlar a tudo e a todos ao seu redor e propõe um pacto em que Bjørnvig deve obedece-la cegamente para conseguir chegar onde almeja.

Com boas interpretações o filme de August é  perturbador e deixa o espectador angustiado, ansioso para saber até onde aquela relação com tantos elementos doentios pode chegar. 

Adriana Maraviglia

@drikared

Assista ao trailer de “O Pacto”:

Compartilhe: