O Bombardeio – uma devastadora história real da Segunda Guerra

Uma tragédia real, entre as inúmeras  que aconteceram durante os seis anos de duração da Segunda Guerra Mundial é o tema de “O Bombardeio”, filme dinamarquês que estreou na Netflix nesta semana.

Em 1945, a Royal Air Force recebe a missão de bombardear um quartel da Gestapo em Copenhagen, apenas alguns dias após cometer o erro de atirar em um carro que levava convidados a um casamento.  

Mas os aviões da RAF acabam cometendo um erro e junto com o quartel soltam suas bombas sobre uma escola cheia de crianças. 

O filme do diretor Ole Bornedal tem no elenco Alex Høgh Andersen, Fanny Bornedal, Bertram Bisgaard, Danica Curcic, entre outros.

O roteiro escrito pelo próprio diretor, recria a tragédia, que matou mais de 120 pessoas, entre elas 86 crianças. 

A destruição é mostrada em detalhes pela câmera do diretor de fotografia Lasse Frank Johannessen e o roteiro vai aos poucos revelando quem são as pessoas atrás daqueles números.  

As cenas são suficientemente gráficas para criar momentos de dor e aflição tão grandes que dão a certeza de que não importa de qual lado se está em uma guerra, destruir civis Inocentes é um crime inaceitável e a certeza de que guerras só produzem dor, morte e destruição. 

O roteiro vai nos apresentando cada uma das vítimas, da freira que perdeu a fé, ao colaborador dos nazistas que começa a questionar as suas próprias atitudes, às crianças e pais que vivem um pesadelo que nunca poderiam imaginar.

Atenção ao plano sequência que mostra uma mãe desesperada correndo pelas ruas da cidade e carregando junto com ela toda a aflição do público.

Ver a história real e devastadora de “O Bombardeio” é o tipo de experiência que fará o público questionar ainda mais a validade  de qualquer tipo de guerra. Nada justifica causar tanto sofrimento. 

Adriana Maraviglia

@drikared

Assista ao trailer de “O Bombardeio”:

Compartilhe: