Adeus, Idiotas – vencedora de 7 prêmios César estreia no Brasil
|Chegando aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (24/02), a comédia francesa “Adeus, Idiotas”, uma produção de 2020, vencedora de 7 Césares, incluindo o de Melhor Filme e Melhor Diretor.
Dirigido, roteirizado e interpretado por Albert Dupontel, o filme fez um enorme sucesso na França, com 2 milhões de ingressos vendidos.
O filme conta a história de Suze Trappet (Virginie Efira), que aos 43 anos descobre que está seriamente doente e decide procurar pelo filho que teve aos 15 anos de idade e foi forçada pelos pais a abandonar.
Mas sua busca se apresenta como um caminho bastante tortuoso e acidentado, primeiro com toda a desorganização e má vontade da velha burocracia, depois quando JB Cuchas (Albert Dupontel), um workaholic especialista em TI atravessando uma crise nervosa e Blin (Nicolas Marié), um deficiente visual que trabalha como arquivista, se oferecem para ajudá-la.
Com igualmente doses de humor negro e de pastelão, o filme vai mostrando uma França que parece povoada por gente incompetente, egoísta, negligente, especialmente as que se dedicam ao serviço público.
O caos que é criado e a atitude dos personagens chega a nos trazer à memória o maravilhoso universo da obra do grupo britânico Monty Python. Aliás, o próprio filme dá uma pista dessa influência logo nas primeiras cenas, em uma dedicatória a Terry Jones, um dos mestres da comédia do grupo, falecido em 2020.
Mas “Adeus, Idiotas” não é só para fazer rir, nas entrelinhas, o filme diz algumas verdades doloridas sobre esta época maluca em que estamos vivendo. E neste momento não são só os franceses, mas toda humanidade que anda merecendo bastante o adjetivo do título.
Adriana Maraviglia
Assista ao trailer de “Adeus, Idiotas”: