Exposição gratuita em homenagem à Semana de Arte Moderna
|Em homenagem aos 100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922, o Memorial da América Latina receberá a partir do dia 13 de fevereiro a exposição “Pilares de 22”, com 16 caricaturas de artistas ligados ao Movimento Modernista.
A exposição foi concebida e realizada pelo Memorial da América Latina e contará com caricaturas gigantes para homenagear quem participou da Semana da Arte Moderna e também aqueles que contribuíram para difundir as ideias modernistas pela América Latina.
Com curadoria de Jal (José Alberto Lovetro), presidente da Associação dos Cartunistas do Brasil, a mostra acontece nas pilastras do Pavilhão da Criatividade Darcy Ribeiro.
As caricaturas foram criadas pelo caricaturista Luiz Carlos Fernandes, paulista de Avaré e que coleciona mais de 70 prêmios de artes gráficas no Brasil e no exterior.
Entre os retratados pelas caricaturas estão Victor Brecheret, Di Cavalcanti, Flávio de Carvalho, Graça Aranha, Anita Malfatti, Menotti del Picchia, Villa-Lobos, Antonieta Santos Feio, Guiomar Novaes, Guilherme de Almeida, Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Plínio Salgado, Tarsila do Amaral, Manuel Bandeira e Pagu.
Nesta exposição foram escolhidos não só quem participou diretamente da Semana de Arte Moderna de 22, mas também outros artistas brasileiros, portanto latino-americanos, que contribuíram para o que é considerado o Modernismo na América Latina, seja pela estética, pelas concepções, pelas técnicas, pelas figuras retratadas nas respectivas obras de artes para além do eixo Rio-SP, como a pintora paraense Antonieta Santos Feio.
Outro artista, Flávio de Carvalho, não esteve na semana, mas foi considerado por Oswald o mais modernista dos modernistas.
O público poderá fotografar, fazer selfies e stories para se sentir no clima de 1922. A entrada é gratuita, sem necessidade de agendamento prévio, respeitando os protocolos sanitários vigentes.
As caricaturas ficarão instaladas nas pilastras em frente ao Pavilhão da Criatividade durante todo o ano e contarão com minibiografias das personalidades.
“A ideia é homenagear quem participou da Semana da Arte Moderna e também aqueles que contribuíram para difundir as ideias modernistas pela América Latina, pois a semana não foi só um estopim, ela foi uma das estrelas de um movimento que acontecia por toda a América Latina”, afirma o presidente da Fundação Memorial da América Latina, Jorge Damião.
ABERTURA
A inauguração dos pilares acontecerá no dia 13 de fevereiro, ao meio-dia, data que marca o centenário de abertura da Semana de Arte Moderna no Theatro Municipal de São Paulo.
O lançamento da exposição “Pilares de 22” contará com apresentação de chorinho do Trio Jr Alves. O repertório inclui canções que remetem ao cenário musical da época da Semana de 22.
Exposição Pilares de 22 – Pavilhão da Criatividade Darcy Ribeiro – Praça da Sombra – Avenida Mário de Andrade, 664 – Barra Funda (acesso pelos portões 8 e 9) – Visitação: De terça a domingo, das 10h às 17h – Entrada Gratuita – Sem necessidade de agendamento – Inauguração: 13 de fevereiro, às 12h – Mais informações: memorial.org