“Que Mal Eu Fiz a Deus? 2” faz rir dos preconceitos
|Chegando em janeiro no streaming “Que Mal Eu Fiz a Deus? 2” é uma opção para quem quer rir bastante nesse início de 2022.
O filme é a sequência de um grande sucesso do cinema francês que levou mais de 100 mil pessoas aos cinemas brasileiros ao contar a história da família de Claude e Marie Verneuil (Christian Clavier e Chantal Lauby) e suas quatro filhas.
Mas depois do furacão causado na vida de Claude com o casamento de suas filhas com genros de raças diferentes, um desafio para o sogro preconceituoso, o novo problema agora é impedir que todos eles deixem a França porque estão cansados de lutar contra o racismo que precisam enfrentar por lá o tempo todo.
A brincadeira do diretor Philippe de Chauveron com a conhecida dificuldade dos franceses para aceitar o diferente se aprofunda um pouco mais aqui e mostra agora a luta de cada um dos genros para tentar encontrar boas oportunidades de negócios.
É sempre necessário que se discuta xenofobia e todos os outros tipos de preconceitos que sempre existiram, mas que nos últimos tempos encontraram até uma maior tolerância pelo crescimento de uma onda obscurantista que (finalmente!) parece estar no fim.
Por um momento essa onda que varreu a Europa inteira tinha transformado refugiados e imigrantes em vilões no imaginário popular.
São questões importantes que passam pelo roteiro sim, mas que não chegam a pesar no filme e nem o transformam em uma peça de propaganda ativista pelas causas progressistas.
Na verdade, “Que Mal Eu Fiz a Deus 2” continua sendo uma boa pedida para curtir com a família e rir um pouco depois de atravessarmos um ano tão difícil.
Adriana Maraviglia
@drikared
Assista ao trailer de “Que Mal Eu Fiz a Deus? 2”: