“Ataque dos Cães” – Benedict Cumberbatch em uma atuação surpreendente
|Chega dezembro, a temporada de premiações do cinema começa a esquentar e a programação de salas e plataformas de streaming com a chegada dos filmes mais aguardados do ano.
E nesta quarta-feira (01/12) foi a vez de “Ataque dos Cães”, da diretora neozelandesa Jane Campion, chegar à Netflix com seu clima sombrio e atuações que podem levar o filme a algumas listas de indicados.
Baseado no livro homônimo “The Power of the Dog”, do escritor Thomas Savage, adaptado para o cinema pela própria Campion, o filme conta a história de George (Jesse Plemons) e Phil Burbank (Benedict Cumberbatch), dois irmãos que, na década de 1920, têm uma grande fazenda de criação de gado em Montana.
Os dois são bastante unidos e tudo vai muito bem até o momento em que George decide casar-se com Rose (Kirsten Dunst), uma viúva, dona de um pequeno hotel no caminho da boiada.
Phil, que já é um cowboy grosseiro e desrespeitoso desde o primeiro momento tanto com a cunhada como com seu filho Peter (Kodi Smit-McPhee), consegue ficar ainda pior após o casamento.
A tensão aumenta ainda mais quando Peter (Kodi Smit-McPhee) volta para a fazenda nas férias de verão.
Uma das coisas mais sensacionais de “Ataque dos Cães” é que a tal guerra não é aberta e visível, mas o clima de ameaça naquele ambiente hostil da fazenda está sempre presente.
Assim, para aquelas pessoas acostumadas com um cinema de mais ação o longa pode parecer não ter muito a oferecer, tudo é muito sutil e vai acontecendo enquanto a fotografia contemplativa e sensacional de Ari Wegner nos carrega por paisagens inacreditáveis, em seus longos planos abertos emoldurados por montanhas.
Já para quem se empolga ao ver grandes atores em cena prepare-se para interpretações bem acima da média, especialmente Benedict Cumberbatch, que já tinha mostrado a que veio no sensacional “O Jogo da Imitação” (2014) consegue dar vida a um assustadoramente real portador do que chamamos hoje em dia de masculinidade tóxica, um mal a ser combatido.
Enquanto Kirsten Dunst se despe de qualquer vaidade de estrela para entregar uma das melhores atuações de sua carreira.
E fiquem de olho no jovem Kodi Smit-McPhee, certamente um nome que passaremos a ver muito nos próximos anos.
Embora seja um pouco cedo ainda para uma certeza, “Ataque dos Cães” provavelmente deve colocar mais uma vez um dos filmes produzidos pela Netflix no Oscar 2022. Imperdível.
Adriana Maraviglia
@drikared
Assista ao trailer de “Ataque dos Cães”: