Paul McCartney lança livro com letras de todas as suas canções

PAUL MCCARTNEY - FOTO: REPRODUÇÃO


Enquanto estamos vivendo na expectativa de conferir o documentário “The Beatles: Get Back”, prometido para o final de novembro, na Disney+, acabou de chegar às prateleiras das livrarias uma obra que também deve deixar os fãs da banda malucos.

Trata-se de “Paul McCartney: As Letras”, um box com dois volumes em capa dura que reúnem 154 letras de Paul McCartney de todas as fases de sua carreira, desde sua adolescência até seus trabalhos solo mais recentes, passando claro pelos Beatles.

Mas o livro não é importante apenas pelas letras. Com a ajuda do poeta britânico Paul Muldoon, o ex-Beatle comenta cada uma das canções, jogando luz sobre sua  fonte de inspiração, bem como contando histórias sobre o que estava vivendo naquele momento, em uma narrativa que irá ajudar a contar a história dos Beatles como nenhum outro livro já contou antes.

Os dois volumes oferecem um panorama completo de toda a obra de Paul McCartney, são quase mil páginas que ainda incluem mais de 600 itens do arquivo do músico com fotos, manuscritos e anotações musicais que ainda estavam inéditas.

É muito bom ir descobrindo cada detalhe sobre a obra do músico: a parceria com John Lennon, as presenças marcantes de Linda Eastman e Nancy Shevell, suas inspirações literárias e as pessoas e fatos do cotidiano que influenciaram seu processo criativo. Organizadas em ordem alfabética, as letras oferecem uma visão caleidoscópica da vida e obra de Paul, onde podemos vislumbrar sua relação com os pais e professores da escola, o encontro com os outros Beatles para uma jornada de dez anos que marcou a música para sempre e suas experimentações artísticas, que transcendem a era do quarteto de Liverpool.

No texto que acompanhou o lançamento do livro, Paul McCartney declarou: “Já perdi as contas de quantas vezes eu fui convidado a escrever uma autobiografia, mas nunca chegou o momento certo. Uma coisa que eu nunca deixei de fazer, seja em casa ou na estrada é escrever novas canções…” e completou “… Quando chegam a certa idade, algumas pessoas gostam de registrar por escrito os eventos diários que marcaram seu passado. Mas eu não tenho um diário. O que eu tenho são minhas canções – centenas delas –, que servem para o mesmo propósito.”

Mais do que uma oportunidade para mergulhar na obra de um dos músicos mais geniais da história da música popular, o livro serve de legado para ajudar as próximas gerações a conhecer melhor uma obra única.

Ah! E não custa lembrar: a edição brasileira traz as letras de McCartney na língua original. O que está traduzido para o português são os demais textos do livro.

Paul McCartney: As Letras – Paul McCartney/Paul Muldoon – Editora Belas Letras – 960 páginas – Preço Sugerido: R$ 599,00

 

 

Compartilhe:

CookiesNós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. We are committed to protecting your privacy and ensuring your data is handled in compliance with the General Data Protection Regulation (GDPR).