Stones homenageiam Charlie Watts em estreia da nova turnê

ROLLING STONES EM ST LOUIS - FOTO: REPRODUÇÃO

O primeiro show da nova turnê dos Rolling Stones pelos EUA aconteceu no domingo (26/09), à noite , em St. Louis, no Missouri, diante do Dome Stadium lotado.

O show que marca o retorno da banda aos palcos após a pandemia também ficará no coração dos fãs locais e do mundo inteiro que acompanhavam os muitos streamings ao vivo da plateia como aquele em que Charlie Watts, o baterista dos Rolling Stones por 59 anos, morto em agosto de 2021, foi homenageado.

O vídeo que abre esta nova turnê é inteiramente dedicado a ele, Charlie que por tanto tempo esteve ali, elegante e discreto no fundo do palco, ontem estava sobre ele, seu rosto imenso nos telões que servem de cenário, enquanto os alto-falantes reproduziam sua bateria em ação, fazendo com que o público reagisse de forma emocionada naqueles poucos minutinhos preciosos que antecedem à explosão da chegada dos Stones no palco, abrindo o show com “Street Fighting Man”.

O show foi o primeiro “teste de fogo” para Steve Jordan, o baterista que foi escolhido pelo próprio Charlie Watts para substituí-lo nesta turnê e que não perdeu a oportunidade de mostrar a que veio.

A banda colocou em cena um show impecável, brilhando musicalmente e com ainda mais garra, os três veteranos Mick Jagger, Keith Richards e Ronnie Wood pareciam movidos também pelo amor ao companheiro de palco e o homenagearam em um momento muito emocionante, ainda no primeiro bloco do show.

Logo após “It’s Only Rock n’ Roll But I Like It”, Mick pegou o microfone e começou a falar com o público “É muito bom estar de volta a este grande palco…” Ronnie Wood e Keith Richards se aproximaram do vocalista e Keith, carinhosamente pegou a mão do companheiro de banda, enquanto ele continuou: “Este é o primeiro show da nossa turnê. E foi muito emocionante ver aquelas imagens do Charlie no telão. Esta é a primeira tour que fazemos sem ele e eu acho que a reação de vocês e tudo o que vocês disseram e que nós ouvimos, foi tudo muito tocante. E eu gostaria muito de agradecer a todos vocês.”

Ainda mais emocionado, Mick continuou falando “todos nós sentimos muita falta do Charlie aqui no palco e também fora dele e gostaríamos de dedicar a ele esta turnê… ao Charlie. Então, esta é para você, Charlie!”

O público reagiu emocionado e a banda seguiu a apresentação com “Tumbling Dice”, uma daquelas músicas que tem feito parte do repertório das turnês mais recentes da banda, mas o bloco seguiu com pelo menos duas boas novidades: “Under My Thumb” e “19th Nervous Break Down” foram o primeiro presente para aqueles fãs que sempre anseiam por um mergulho um pouco mais fundo no imenso catálogo ou que ao menos se fuja um pouquinho daquela grade de músicas que fazem parte de todos os shows desde a turnê de “Steel Wheels”.

Um momento que já faz parte dos shows dos Stones, o da apresentação de uma música escolhida pelo público, desta vez oferecia 4 baladas entre as possibilidades e a vencedora foi “Wild Horses”, um dos maiores clássicos da carreira da banda foi muito bem acolhida pelo público.

Esta nova perna da turnê que começou a ser apresentada ontem estava originalmente agendada para 2020. A pandemia de Covid19 fez com que tudo fosse adiado por um ano e meio. E para comentar a situação em que o mundo todo ficou, preso em casa, os Stones gravaram em 2020 “Living In a Ghost Town”, um reaggae, que segundo Mick Jagger foi escrito em apenas 10 minutos, em 2019, e sofreu pequenas adaptações na letra para se encaixar melhor na situação que todo o mundo enfrentava naquele momento.
ROLLING STONES EM ST LOUIS - FOTO: REPRODUÇÃO
A música foi lançada com um videoclipe de grande impacto, com cenas que mostravam as ruas de grandes cidades do mundo como Londres completamente vazias, enquanto toda a população permanecia presa em suas casas.

Como em todas as turnês mais recentes da banda, Mick Jagger fez a apresentação dos músicos e em seguida foi recuperar o fôlego, enquanto Keith Richards assumia o microfone para cantar as músicas em que gravou os vocais. Desta vez, nada de surpresas e a plateia pode ouvir “Happy” e “Slipping Away”.

Já na reta final da apresentação, “Paint It Black” foi um dos momentos que levantou a plateia e a banda deixou o palco ao som de “Jumpin’ Jack Flash”, uma das favoritas de sempre.

No bis, uma versão perfeita da sempre arrepíante “Gimme Shelter” e “Satisfaction”, talvez a música mais popular da banda, fecharam uma noite perfeita que ainda reservava mais um momento inesquecível para a plateia. Na hora em que Mick, Keith e Ronnie agradeciam os aplausos, a imagem de Charlie voltou aos telões emocionando o público.

ROLLING STONES EM ST LOUIS - FOTO: REPRODUÇÃO

Se havia alguma dúvida sobre a capacidade desses três senhores para continuar com muita energia e musicalidade, ainda maravilhando multidões ao redor do mundo, mesmo depois da perda de Charlie Watts, esta dúvida terminou ontem à noite em St Louis.

Ontem ficou ainda mais clara a impressão de que é muito provável que em 2022 subirão novamente nos palcos para comemorar incríveis 60 anos de carreira.

Os Stones seguem firmes pela sua estrada única e ainda conseguem oferecer  ao público o Maior Espetáculo da Terra.

Longa vida aos Rolling Stones e que eles sigam em frente trazendo música de qualidade a este mundo do pós-pandemia. Precisamos deles como nunca.

Adriana Maraviglia
@drikared

Compartilhe:

CookiesNós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. We are committed to protecting your privacy and ensuring your data is handled in compliance with the General Data Protection Regulation (GDPR).