O terror do fascismo sul-americano em “Aranha”

O filme indicado pelo Chile para o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2021, “Aranha” chega aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (23/09).

Indicado também ao prêmio Goya, o filme é provocativo e inova por colocar seu foco sobre as atividades da Frente Nacionalista Patria Y Liberdad, um grupo terrorista de extrema direita que existiu de verdade e promovia ações terroristas contra o governo de esquerda de Salvador Allende. A “Aranha” do título se refere ao símbolo do grupo que lembra um aracnídeo, com suas longas pernas.

Dirigido por Andrés Wood, que tem em seu currículo o ótimo “Machuca” (2004), o filme mostra a ascensão do fascismo nos anos que antecederam o Golpe de Estado que colocou no poder a sangrenta Ditadura Militar de Augusto Pinochet, em 1970.

“Aranha” é uma coprodução Chile/Brasil e conta com a participação do ator brasileiro Caio Blat. 

Um incidente nos dias de hoje que é mostrado em uma sequência de tirar o fôlego, faz com que Gerardo (Marcelo Alonso/Pedro Fontaine) seja preso e, enquanto a polícia começa a investigar, Inés (Mercedes Morán/Maria Valverde), uma rica empresária faz o possível para evitar que ele revele à polícia o passado em que ele era parte de um triângulo amoroso com ela e seu marido Justo (Felipe Armas/Gabriel Úrzua) e os três eram ativistas do grupo terrorista que ajudou a derrubar Salvador Allende do poder.

Um filme tenso que consegue mostrar um pouco do terror vivido por toda a América Latina nos chamados anos de chumbo mas que também pode servir como um alerta para o momento em que estamos vivendo.

Especialmente aqui no Brasil, com a eleição de Bolsonaro, vemos novamente essas forças fascistas chegando mais uma vez ao poder, promovendo todo o tipo de retrocesso na nossa sociedade e carregando com elas o mesmo legado de violência, racismo, machismo e homofobia.

“Aranha” é um bom filme que nos ajuda a abrirmos os olhos e nos mobilizarmos como sociedade para que essa onda de passado nefasto termine logo e nunca mais volte.

Adriana Maraviglia
@drikared

Assista ao trailer de “Aranha”:

Compartilhe:

CookiesNós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. We are committed to protecting your privacy and ensuring your data is handled in compliance with the General Data Protection Regulation (GDPR).