O terror do fascismo sul-americano em “Aranha”
|O filme indicado pelo Chile para o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2021, “Aranha” chega aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (23/09).
Indicado também ao prêmio Goya, o filme é provocativo e inova por colocar seu foco sobre as atividades da Frente Nacionalista Patria Y Liberdad, um grupo terrorista de extrema direita que existiu de verdade e promovia ações terroristas contra o governo de esquerda de Salvador Allende. A “Aranha” do título se refere ao símbolo do grupo que lembra um aracnídeo, com suas longas pernas.
Dirigido por Andrés Wood, que tem em seu currículo o ótimo “Machuca” (2004), o filme mostra a ascensão do fascismo nos anos que antecederam o Golpe de Estado que colocou no poder a sangrenta Ditadura Militar de Augusto Pinochet, em 1970.
“Aranha” é uma coprodução Chile/Brasil e conta com a participação do ator brasileiro Caio Blat.
Um incidente nos dias de hoje que é mostrado em uma sequência de tirar o fôlego, faz com que Gerardo (Marcelo Alonso/Pedro Fontaine) seja preso e, enquanto a polícia começa a investigar, Inés (Mercedes Morán/Maria Valverde), uma rica empresária faz o possível para evitar que ele revele à polícia o passado em que ele era parte de um triângulo amoroso com ela e seu marido Justo (Felipe Armas/Gabriel Úrzua) e os três eram ativistas do grupo terrorista que ajudou a derrubar Salvador Allende do poder.
Um filme tenso que consegue mostrar um pouco do terror vivido por toda a América Latina nos chamados anos de chumbo mas que também pode servir como um alerta para o momento em que estamos vivendo.
Especialmente aqui no Brasil, com a eleição de Bolsonaro, vemos novamente essas forças fascistas chegando mais uma vez ao poder, promovendo todo o tipo de retrocesso na nossa sociedade e carregando com elas o mesmo legado de violência, racismo, machismo e homofobia.
“Aranha” é um bom filme que nos ajuda a abrirmos os olhos e nos mobilizarmos como sociedade para que essa onda de passado nefasto termine logo e nunca mais volte.
Adriana Maraviglia
@drikared
Assista ao trailer de “Aranha”: