“Los Lobos” – a face miserável do sonho americano

“Los Lobos”, o filme mexicano que ganhou o Urso de Cristal, prêmio da mostra especial voltada ao público adolescente, na 70ª edição do Festival de Berlim, está chegando aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (16/09).

Embora tenha ganho um prêmio em uma categoria especial voltada para premiar obras mais leves, o filme  traz reflexões bastante sérias sobre a miséria que empurra as pessoas a atravessarem a fronteira. 

Dirigido por Samuel Kishi, o longa conta a história de uma família mexicana que se arrisca atravessando a fronteira em busca de uma vida melhor.

Os dois garotos Max (Maximiliano Nájar Márquez), de 8 anos, e Leo (Leonardo Nájar Márquez), de apenas 5, acompanham a mãe Lúcia (Martha Reyes Arias), na aventura.

Como imigrante ilegal, Lúcia se desdobra em diversos empregos e precisa deixar os dois meninos sozinhos,  trancados o dia inteiro no apartamento sem móveis que conseguiu alugar.

Enquanto Lúcia trabalha, os garotos sonham com o momento em que conseguirão ir para a Disney, promessa feita pela mãe para tentar deixá-los empolgados com o sonho americano. 

O roteiro de Kishi acompanha as brincadeiras dos dois meninos e embarca em suas fantasias que seguem livres, enquanto eles continuam presos no apartamento.

O diretor consegue arrancar dos dois garotos ótimas interpretações e a interação deles com o restante do elenco é de encher os olhos.

O resultado é um filme que consegue encantar ao mesmo tempo em que provoca uma necessária reflexão sobre a realidade massacrante que se vive nos países miseráveis do mundo.

Vivemos uma situação que acaba normalizando o absurdo de ver uma mãe de duas crianças pequenas arriscar-se a deixá-las sozinhas, fechadas em casa  para ganhar dinheiro suficiente para sustentá-las.

São muitas as reflexões que “Los Lobos” levanta, especialmente sobre a imigração, um problema criado pela miséria de alguns países que deixam seu povo tão sem horizontes  que não parece assim tão absurdo imaginar que alguém se exponha a correr riscos simplesmente porque precisam sobreviver.

Adriana Maraviglia
@drikared

Assista ao trailer de “Los Lobos”:

Compartilhe: