“Los Lobos” – a face miserável do sonho americano

“Los Lobos”, o filme mexicano que ganhou o Urso de Cristal, prêmio da mostra especial voltada ao público adolescente, na 70ª edição do Festival de Berlim, está chegando aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (16/09).

Embora tenha ganho um prêmio em uma categoria especial voltada para premiar obras mais leves, o filme  traz reflexões bastante sérias sobre a miséria que empurra as pessoas a atravessarem a fronteira. 

Dirigido por Samuel Kishi, o longa conta a história de uma família mexicana que se arrisca atravessando a fronteira em busca de uma vida melhor.

Os dois garotos Max (Maximiliano Nájar Márquez), de 8 anos, e Leo (Leonardo Nájar Márquez), de apenas 5, acompanham a mãe Lúcia (Martha Reyes Arias), na aventura.

Como imigrante ilegal, Lúcia se desdobra em diversos empregos e precisa deixar os dois meninos sozinhos,  trancados o dia inteiro no apartamento sem móveis que conseguiu alugar.

Enquanto Lúcia trabalha, os garotos sonham com o momento em que conseguirão ir para a Disney, promessa feita pela mãe para tentar deixá-los empolgados com o sonho americano. 

O roteiro de Kishi acompanha as brincadeiras dos dois meninos e embarca em suas fantasias que seguem livres, enquanto eles continuam presos no apartamento.

O diretor consegue arrancar dos dois garotos ótimas interpretações e a interação deles com o restante do elenco é de encher os olhos.

O resultado é um filme que consegue encantar ao mesmo tempo em que provoca uma necessária reflexão sobre a realidade massacrante que se vive nos países miseráveis do mundo.

Vivemos uma situação que acaba normalizando o absurdo de ver uma mãe de duas crianças pequenas arriscar-se a deixá-las sozinhas, fechadas em casa  para ganhar dinheiro suficiente para sustentá-las.

São muitas as reflexões que “Los Lobos” levanta, especialmente sobre a imigração, um problema criado pela miséria de alguns países que deixam seu povo tão sem horizontes  que não parece assim tão absurdo imaginar que alguém se exponha a correr riscos simplesmente porque precisam sobreviver.

Adriana Maraviglia
@drikared

Assista ao trailer de “Los Lobos”:

Compartilhe:

CookiesNós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. We are committed to protecting your privacy and ensuring your data is handled in compliance with the General Data Protection Regulation (GDPR).