Homem Onça e os horrores do Capitalismo Selvagem

HOMEM ONÇA - FOTO: DIVULGAÇÃO

“Homem Onça”, novo filme do diretor Vinícius Reis chega aos cinemas nesta quinta-feira (26/08).

Exibido no Festival de Gramado, o filme convida o público a dar uma olhada em  um período difícil para o povo brasileiro, que até algum tempo atrás parecia ter sido definitivamente superado.

No início da década de 90, o país passava por uma onda de privatizações promovida pelo governo FHC com profundo impacto sobre a vida da população, com demissões em massa e uma desastrosa dilapidação do patrimônio da nação, com empresas importantes e lucrativas sendo vendidas ao mercado internacional por um “preço de banana”.

Pedro (Chico Diaz), um homem que cresceu no campo e ainda mantem uma ligação importante com ele, trabalha na ficcional Gás do Brasil, onde é o responsável por um setor que cuida de um projeto de sustentabilidade da empresa, premiado no exterior.

Quando a onda de privatizações atinge sua empresa, ele decide resistir e assiste de camarote ao desmonte promovido, enquanto a nova administração se descarta dos funcionários. 

O roteiro, do próprio Reis vai e volta no tempo, mostrando a vida de Pedro alguns anos depois daquilo tudo, já aposentado e vivendo com outra mulher, Lola (Bianca Byington) em  uma fazenda que parece paradisíaca, mas sem deixar de se mostrar ainda preso àquele momento. 

O roteiro é baseado na experiência pessoal do pai de Reis que foi funcionário da Vale do Rio Doce e acabaria forçado a aposentar-se depois de ser obrigado a demitir toda sua equipe.

Chico Diaz dá um show de interpretação e constrói um personagem que continua pela vida carregando todas as suas dores.

“Homem Onça” é um filme que diz muitas verdades sobre um Brasil que, após 2016, retomou  o mesmo tipo de capitalismo que não se importa de que seu lucro seja construído de qualquer maneira, deixando miseráveis e cadáveres pelo caminho.

 

Adriana Maraviglia
@drikared

Assista ao trailer de “Homem Onça”:

Compartilhe:

CookiesNós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. We are committed to protecting your privacy and ensuring your data is handled in compliance with the General Data Protection Regulation (GDPR).