Em segunda live, Gal Costa dá voz à angústia de todos nós
|Gal Costa veio para sua segunda live, que aconteceu nesta sexta (28/05), com “sangue nos olhos”, como é comum dizer de alguém que vem cheio de força e coragem para um acerto de contas.
O acerto era sobre a impressão ruim que a primeira live, com muitos problemas técnicos, tinha causado, em setembro do ano passado.
No palco do Teatro Bradesco e com Marcus Preto na direção, a ideia era a de colocar Gal a vontade para um passeio musical de lavar a alma.
No repertório, algumas preciosidades que estavam de fora de suas apresentações há tempos, com arranjos que fizeram tudo funcionar muito bem com apenas três músicos no palco, Guilherme Monteiro (guitarra e violão), Fábio Sá (baixo) e Vitor Cabral, o recém-chegado da banda, na bateria.
Enquanto nos carregava gentilmente pela mão por músicas que fazem parte da trilha sonora da vida de todos os brasileiros, Gal ainda fez uma homenagem a Rita Lee, cantando “Bem Me Quer” e deu voz à angústia da maioria das pessoas neste país.
“É impressionante a capacidade que certas canções tem de contar nossa história muitas e muitas vezes. Quero relembrar aqui algumas músicas que eu gravei no final dos anos 60, comecinho dos anos 70, durante tempos tenebrosos da Ditadura Militar.” e completou “É inadmissível que hoje, 50 anos depois, a gente volte a precisar dessa mesma força. Mas força a gente tem, e a gente arruma. E não há de haver quem nos derrube.”
Em um momento em que lamentamos a imperdoável falta de um posicionamento de alguns artistas, ao menos reconhecendo o sofrimento do povo brasileiro, ver um ícone da nossa cultura como Gal sendo tão firme, até aquece nosso coração e nos dá um novo alento para seguirmos em frente.
Que assim seja, Gal! E que esse tormento que estamos vivendo ultimamente termine o mais rápido possível.
Adriana Maraviglia
@revistaeletricidade
Setlist Live Gal Costa, Teatro Bradesco (28/05/21)
- Nuvem Negra
- O Amor
- Faltando um Pedaço
- Bem Me Quer
- Quando Você Olha Pra Ela
- Tigresa
- Mil Perdões
- Folhetim
- Dom de Iludir
- Negro Amor
- Só Louco
- Baby
- Como 2 e 2
- Pérola Negra
- Vapor Barato
- Divino Maravilhoso
- Brasil