“Monstro”: a luta de um garoto para fugir do destino que o racismo quer dar a ele

O roteiro de “Monstro”, que chegou no último final de semana à grade da Netflix é baseado no livro homônimo de Walter Dean Myers, lançado em 1999, que conta uma história atualíssima sobre a luta das pessoas negras para enfrentar o racismo estrutural dentro da sociedade americana.

O jovem Steven Harmon (Kelvin Harrison Jr.) é um garoto negro de 17 anos, que vive no Harlem com os pais (Jeffrey Wright e Jennifer Hudson), está matriculado em uma boa escola em Manhattan e tem um futuro brilhante pela frente, até, repentinamente ir parar na prisão e precisa enfrentar um sistema legal pronto para destruir as chances e o futuro de pessoas como ele.

“Monstro” é o longa de estreia de Anthony Mandler, que tem uma vasta experiência em videoclipes e no mundo dos comerciais de TV. Em seu primeiro filme, o diretor tem uma atenção especial a forma sobre o conteúdo.

O filme é construído quase como um clipe musical, e a história, que está sendo contada pelos olhos de Steven, ganha um extra de poesia por ele ser um garoto que alimenta o sonho de um dia cursar a faculdade de cinema.

Contado em primeira pessoa, vemos a ação indo e voltando no tempo, até culminar na inevitável sala do tribunal, onde Steven tem a ajuda preciosa de sua advogada Maureen O’Brien (Jennifer Ehle) e precisa enfrentar uma sociedade que, ainda, o considera culpado simplesmente pela cor de sua pele.

Contando com um bom elenco que entregou interpretações memoráveis, “Monstro”   cumpre muito bem sua função social, neste momento em que o racismo se tornou um comportamento inaceitável em todo o mundo e também consegue ser visualmente belo o bastante para servir de exercício estético. Pelo primeiro filme, já dá para cravar que ainda podemos esperar muito mais de Anthony Mandler. 

Adriana Maraviglia
@revistaeletricidade

Assista ao trailer de “Monstro”:

Compartilhe:

CookiesNós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. We are committed to protecting your privacy and ensuring your data is handled in compliance with the General Data Protection Regulation (GDPR).