Encontro de gigantes em “Uma Noite em Miami”

Em cartaz na Amazon Prime o filme de estreia da diretora Regina King, “Uma Noite em Miami” é a adaptação para o cinema da peça homônima de Kemp Powers, que imagina os detalhes de um encontro real e histórico.

Em 1964, na noite em que venceu o título mundial de pesos pesados, o pugilista Cassius Clay (Eli Goore) se reúne com alguns amigos para comemorar a vitória, em um hotel em Miami: o líder religioso Malcom X (Kingsley Ben-Adir), o jogador da NFL Jim Brown (Aldis Hodge) e o cantor Sam Cooke (Leslie Odom Jr).

Cada um, uma figura de destaque, verdadeiras lideranças negras em um momento crucial em que os movimentos pelos direitos civis faziam o país ferver. 

O roteiro, que foi adaptado pelo próprio Kemp Powers, adiciona algumas cenas extras para explicar ao público de hoje em dia o contexto histórico, de um momento em que, mesmo famosos, os quatro protagonistas negros estavam longe de romper as barreiras intransponíveis do racismo ainda hoje profundamente arraigado na sociedade americana.

É interessante observar a forma com que cada um deles lida com o problema.

As discussões que acontecem sobre sua condição, e a exposição de pelo menos duas visões completamente opostas do problema são demonstradas: a do músico Sam Cooke que deseja ganhar poder para a causa conquistando o dinheiro do público branco e a do ativismo político mais radical  de Malcom X, tentando ganhar atenção convertendo  Cassius Clay em militante para a causa quando ele mesmo está prestes a abandonar a Nação Islâmica. 

Os quatro atores entregam performances arrepiantes, cada um deles construindo personagens que vão além dos mitos históricos e refletem seus profundos dramas humanos.

Destaque para o Sam Cooke de Odom Jr que com uma competência musical absurda é o responsável por alguns dos melhores momentos do filme. E participa da melhor trilha sonora dessa temporada.

A direção de Regina King ajuda a transformar “Uma Noite em Miami” em um filme memorável e necessário, em que, 57 anos depois dos fatos, ainda precisamos de muita mobilização, como o Movimento Vidas Negras Importam, para encontrar um jeito de acabar com algo tão  estúpido e sem sentido como o racismo. 

“Uma Noite em Miami” recebeu 3 indicações ao Globo de Ouro: Melhor Diretor (Regina King), Melhor Ator Coadjuvante (Leslie Odom Jr) e Melhor Canção Original. 

Adriana Maraviglia
@revistaeletricidade

Assista ao trailer de “Uma Noite em Miami”:

Compartilhe:

CookiesNós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. We are committed to protecting your privacy and ensuring your data is handled in compliance with the General Data Protection Regulation (GDPR).