Em seu aniversário, Gal Costa dá uma live de presente ao público brasileiro

Não parece, mas Gal Costa acabou de completar 75 anos e ao invés de receber presentes e homenagens, um dos grandes patrimônios musicais do Brasil, deu um presente ao público brasileiro fazendo uma live.

A apresentação que aconteceu ontem à noite, na Casa de Francisca, uma casa de espetáculos encantadora  no centro de São Paulo, foi ao ar pelo Youtube e também transmitida por uma emissora de TV a cabo.

Embora Gal ultimamente venha fazendo shows em que é acompanhada por uma banda de rock, para a live, a escolha  foi por um tom mais  intimista e com apenas três músicos Pedro Sá (guitarra/violão), Fábio Sá (baixo) e Chicão (piano); estavam por lá para executar arranjos sutis e delicados por onde sua voz sobrenatural pudesse viajar. 

A diretora de cinema Laís Bodanzky, que tem dirigido diversas lives na Casa de Francisca durante a pandemia, buscou dar um tratamento cinematográfico ao espetáculo, mas isso se transformou em um problema por forçar Gal a ficar se deslocando pelo cenário e também pela iluminação que foi mantida no mínimo e não permitiu que a beleza arquitetônica do lugar fosse apreciada. 

Uma pena que a noite tenha tido tantos problemas técnicos para atrapalhar momentos especiais quanto a conversa em áudio com Maria Bethânia, ou os vídeos enviados por Caetano Veloso, Gilberto Gil e Milton Nascimento.

O repertório trouxe músicas de todas as fases de seus 56 anos de carreira, com destaque para “Luz do Sol”, uma canção de Caetano Veloso, que também serviu de ponte para a Gal comentar a tragédia ambiental atual que o Brasil atravessa;  “É uma oração à natureza e eu achei adequado cantar e lembrar do Pantanal que está pegando fogo, das florestas do Brasil que estão pegando fogo, por irresponsabilidade do governo… ”

“Creio”, de Lulu Santos e “Palavras no Corpo”, entraram na setlist para nos ajudar a lembrar que Gal, aos 75 anos, continua atual, buscando novas músicas, novas sonoridades, uma atitude muito louvável em qualquer artista e uma verdadeira benção quando existe em uma diva, como ela, consagrada há tanto tempo, sua sede pelo novo não termina e segue renovando-se. 

Adriana Maraviglia
@drikared

Setlist live Gal Costa na Casa de Francisca, 26/09/20: 

 

Eu vim da Bahia
Baby
Vapor Barato
Dom de Iludir
Meu Bem, Meu Mal
Modinha para Gabriela/Tema de Amor de Gabriela
Luz do Sol
Força Estranha
Creio
Ela Já Não Gosta Mais de Mim
Sua Estupidez
Palavras no Corpo
Folhetim
Volta
O que é que há?
Sorte
Açaí
Você Não Entende Nada
Festa do Interior

Compartilhe:

CookiesNós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. We are committed to protecting your privacy and ensuring your data is handled in compliance with the General Data Protection Regulation (GDPR).