Visite a arte de Monet pela web
|Uma boa forma de passar as horas livres da quarentena é aproveitar para fazer visitas virtuais a museus do mundo inteiro disponíveis na internet.
E um dos passeios mais sonhados pelos admiradores das artes plásticas é o de conhecer a casa do pintor Claude Monet e o jardim que inspirou suas obras primas, um dia de turismo perfeito, na vila de Giverny, situada a aproximadamente uma hora de viagem de trem partindo de Paris.
Como por enquanto, e por um bom tempo ainda, viajar será apenas um sonho, resolvemos trazer aqui para a Revista Eletricidade as dicas para que ao menos virtualmente você possa dar uma olhada nesse santuário da arte.
Claude Monet é um dos artistas mais importantes do Impressionismo, um movimento artístico que começou na segunda metade do século XIX, em Paris, e recebeu seu nome a partir de um de seus quadros: “Impressão: Nascer do Sol” (1872).
A casa de Giverny tem enorme importância na arte do pintor. Ele se mudou com sua família para lá quando ainda era uma fazenda dilapidada e a restaurou, transformando completamente seus jardins. Retirou um pomar inteiro de maçãs e substituiu as árvores por estruturas de metal onde trepadeiras floridas se fixariam.
Mais tarde, comprou e reformou o terreno vizinho, construindo um lago com inspiração nos jardins japoneses, onde plantou cerejeiras, chorões, mandou construir uma ponte e plantou ninfeias e lírios d’água que pintou obsessivamente até a sua morte em 1926.
O resultado pode ser visto no Museu da Orangerie, em Paris, são 8 composições, exibidas em um espaço planejado especialmente pelo pintor, que também podem ser vistos pela web aqui.
Os jardins são a parte que mais impressiona na propriedade e o próprio Monet que os construiu ativamente, costumava afirmar que era muito melhor como jardineiro do que como pintor.
Um detalhe que chama atenção na visita virtual à casa do pintor é o grande número de gravuras japonesas que ele colecionava e hoje podem ser vistas penduradas em diversos ambientes da casa.
Monet era um grande colecionador de gravuras japonesas que podem ser vistas penduradas nas paredes de sua casa. Para visitar a casa, basta clicar aqui.
Infelizmente, ainda não há uma visita virtual para os jardins, mas você pode vê-los em detalhes neste vídeo:
Deixe a beleza deste passeio virtual te ajudar a atravessar esse período tão difícil para todos nós. Boa Viagem e fique em casa!