Categorias: CinemaCríticas

Filmando Casablanca presta homenagem a um dos maiores clássicos do Cinema

“Filmando Casablanca” chegou de forma discreta à Netflix  neste mês, mas tem tudo para agradar especialmente os amantes do Cinema.

O filme do diretor húngaro-suiço  Tamas Yvan Topolanszky é uma cinebiografia do lendário diretor Michael Curtiz focado nos bastidores de sua obra-prima, na lista de grandes clássicos do Cinema  “Casablanca” (1942).

A excepcionalmente bela fotografia em branco e preto, assinada pelo húngaro Zoltán Dévényi, traz aos espectadores de hoje uma pequena mostra da elegância eterna do clássico de Curtiz.

O roteiro retrata muitos aspectos polêmicos da personalidade de Curtiz (Ferenc Lengyel),  que era conhecido por maltratar seu elenco e por usar sua posição para abusar  das mulheres que trabalhavam em suas produções.

A tensão política nos bastidores também se destaca, no momento em que  os EUA entram na Segunda Guerra Mundial e oficiais do governo fazem pressão para que  a produção possa ser usada como uma arma de convencimento do povo americano para os esforços de guerra. 

Assim, o roteiro vai sendo desenvolvido durante as filmagens e o final foi definido em  um último momento, pelo próprio diretor.

Ferenc Lengyel brilha ao mostrar as muitas dificuldades pessoais do diretor com a filha Kitty (Evelin Dobos) e sua preocupação com a família que deixou na Europa.

Para os cinéfilos, o filme tem um sabor extra e mostra muitos dos truques que o cineasta usou para conseguir fazer uma obra prima com um baixíssimo orçamento e a fotografia muitas vezes surpreende ao citar os mesmos truques de estilo do clássico. 

Ao mesmo tempo que expõe todas as dificuldades  de Curtiz para completar  sua obra, o filme não apenas respeita como reverencia “Casablanca” e seus protagonistas Humphrey Bogart e Ingrid Bergman, mantidos distantes do foco das câmeras  para que o espectador não substitua o rosto das lendas pelos atores que os retratam. 

Diversão bem acima da média que merece ser vista. A tempo; preste atenção na trilha sonora onde o talento do trompetista  Gábor Subicz é a maior atração. 

Adriana Maraviglia
@drikared

Compartilhe:

Deixe um comentário:

Últimas notícias

Silva e Filipe Catto apresentam Turnê Novabrasil em SP

A Novabrasil apresenta neste ano a Turnê Novabrasil, uma série de shows que celebram a… Leia mais

11 meses ago

A volta dos Rolling Stones: Hackney Diamonds no Antigas Novidades

THE ROLLING STONES - foto: @markseliger Os Rolling Stones e o seu sensacional novo disco… Leia mais

11 meses ago

Rustin: a história esquecida de um herói

RUSTIN - foto: REPRODUÇÃO Com a temporada de premiações de Cinema cada vez mais perto,… Leia mais

11 meses ago

Rumores de nova turnê norte americana dos Stones

Depois do lançamento de "Hackney Diamonds", no dia 20/10, os fãs da banda Rolling Stones… Leia mais

11 meses ago

Brasileiros na Finlândia registram aurora boreal raríssima

Novembro começou inédito para os apaixonados pela aurora boreal. Desde o início do mês, moradores… Leia mais

11 meses ago

“O Assassino” de David Fincher é um thriller psicológico imperdível

E chegou finalmente nesta sexta-feira (10/11) à grade da Netflix o filme "O Assassino", do… Leia mais

11 meses ago