Freud mergulha em trama de terror em nova série da Netflix
|Finalmente chegou à Netflix mais uma produção internacional, a série austro-alemã “Freud” chega para contar uma história de suspense sobrenatural sobre o pai da psicanálise, misturando uma dose ficcional considerável à biografia conhecida do pai da psicanálise.
Em 1880, o Dr Sigmund Freud (Robert Finster) é um jovem neurologista judeu que ainda está construindo sua carreira em um grande hospital em Viena, sob a supervisão do Dr Josef Breuer (Merab Ninidze), o mestre que o inspirou no caminho para o desenvolvimento da psicanálise, uma novidade na época, e o rigoroso e ultrapassado chefe do departamento psiquiátrico Dr Meynert (Rainer Bock).
De um momento para outro, o médico conhece uma família de nobres húngaros, Viktor e Sophia von Szápáry (Philipp Hochmair e Anja Kling) e sua protegida médium Fleur Salomé (Ella Rumpf) e passa a questionar todos os seus conhecimentos quando se vê envolvido na investigação de uma série de assassinatos misteriosos que o deixarão à beira da loucura.
Em um constante clima de pesadelo, a série mostra Freud no ápice de seu uso de cocaína como antidepressivo, surpreendendo-se com seus achados, enquanto mergulha mais e mais em cenários criados pela mente humana, seu objeto de estudo, mas também a fonte de todo o terror.
A série com 8 episódios do diretor Marvin Kren pesa um tanto na violência gráfica e nas cenas de sexo, o que distancia muito a obra da expectativa criada de uma mera investigação policial ao estilo Sherlock Holmes, tantas vezes explorado pelo cinema e aproxima o personagem histórico de um mundo surreal de mentes distorcidas e situações bizarras.
Parece que a ideia dos roteiristas Stefan Brunner, Benjamin Hessler e Marvin Kren era a de tentar chocar mostrando caminhos traumáticos e misteriosos como a fonte da genialidade das ideias de Freud sobre a mente humana.
Adriana Maraviglia
@drikared
Assista ao trailer de “Freud” :