Concerto da Orquestra Petrobras Sinfônica confirma a grandiosidade da música do Queen

Não estamos mais na década de 70 do século XX, mas a música do Queen continua conquistando fãs como se ainda estivéssemos nela. 

Assim, em uma quinta-feira à noite, o Espaço das Américas fica lotado para o concerto da Orquestra Petrobras Sinfônica,  com repertório baseado na trilha sonora do filme “Bohemian Rhapsody”, cinebiografia de Freddie Mercury, vocalista do Queen, morto em 1991. 

Antes do início do espetáculo, o maestro Felipe Prazeres conversa com o público e, além de demonstrar como a orquestra com seus 46 componentes adaptou-se para apresentar músicas criadas originalmente para serem tocadas por uma banda de rock. Um esforço que incluiu a criação de arranjos especiais, assinados por Alexandre Caldi e Itamar Assiere que acentuam a grandiosidade e a vocação para clássicos daquelas canções maravilhosas que embalaram a vida de muita gente pelo mundo afora. 

O maestro ainda adiciona que a orquestra tem feito outros shows neste formato e já trouxe aos palcos brasileiros do heavy metal do Metallica às canções do Balão Mágico. 

O público, que nas primeiras músicas ainda parece bastante tímido, aplaudindo educadamente, não demora muito a ficar empolgado e começar a cantar junto e, seguindo a condução do maestro, bater palmas ao som de “Radio Gaga”.

Um violino eletrificado recria com perfeição a sonoridade dos solos de guitarra de Brian May e a presença de uma bateria no palco reforça a ideia de que estamos em um show de rock.

“Bohemian Rhapsody” emociona e todos acompanham cantando, enquanto centenas de celulares se acendem, como se acenderiam isqueiros nos estádios em que o Queen se apresentava na época em que esta música foi composta. Nossa vantagem é que neste momento todas aquelas luzes significam que estão registrando tudo para compartilhar com pessoas que não puderam estar ali. E no final da música, aplausos de pé para a orquestra.

A cada música mais ruidosa, a multidão vibra ao ver o maestro mostrar que sob o blaser e camisa social bem comportados, uma pretíssima camiseta estampada com o tradicional logo da banda Queen se escondia. 

E a interação público orquestra neste ponto do espetáculo é tão grande que os músicos não conseguem arredar pé do palco depois de “We Are the Champions”, a última música prevista pelo roteiro, e são necessários pelo menos 3 bis para que as pessoas se convencessem que estava na hora de ir embora.  

Adriana Maraviglia
@drikared

Setlist “Bohemian Rhapsody” com a Orquestra Petrobras Sinfônica (30/01/20): 
Another One Bites the Dust
Now I’m Here
Don’t Stop Me Now
Radio Gaga
Under Pressure
Keep Yourself Alive
Crazy Little Called Love
Bohemian Rhapsody
I Want to Break Free
Love of My Life
The Show Must Go On
Somebody to Love
We Will Rock You
We are the Champions
Bis
Bohemian Rhapsody
Under Pressure
I Want to Break Free

Compartilhe:

CookiesNós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. We are committed to protecting your privacy and ensuring your data is handled in compliance with the General Data Protection Regulation (GDPR).