Simply Red retoma as raízes em novo disco “Blue Eyed Soul”

Chegou às lojas “Blue Eyed Soul”, o décimo segundo disco da banda Simply Red e primeiro após o lançamento de “Big Love”, de 2015, que anunciava seu retorno à cena.

Em 2010, Mick Hucknall, a voz, alma e cabelos ruivos da banda, tinha decidido acabar com o grupo para seguir uma carreira solo, que o levou até a substituir o cantor Rod Stewart em um show beneficente da banda Faces e gravou seu segundo disco solo “American Soul” (2012).

O disco que traz versões covers de clássicos da soul music americana, presta uma homenagem a artistas como Otis Redding, Etta James, Ray Charles e outros tantos grandes nomes que certamente fizeram parte direta da formação musical do cantor.

Voltando ao novo trabalho, o passeio por suas raízes musicais parece ter feito muito bem à Hucknall, já que em “Blue Eyed Soul” ele volta com tudo para estas raízes e apresenta 10 novas composições inspiradas nelas.

Não esperem encontrar o frescor e a crueza de “Picture Book”, o disco de estreia e um dos melhores da história do Simply Red, lançado em 1985. Mas dá para perceber nas entrelinhas o desejo de aproximar-se do espírito daquele álbum. 

Abrindo o disco com “Thinking of You”, uma daquelas faixas dançantes e irresistíveis que costumam povoar a obra da banda e ajudaram a vender uma boa parte dos mais de 50 milhões de discos, nestes quase 35 anos de carreira, o baile segue com “Ring that Bell”, “Bad Bootz”, “Don’t Do Down” e “Chula”.

BLUE EYED SOUL - SIMPLY REDMas o disco tem também uma nova coleção de baladas. Hucknall que já foi um dos maiores mulherengos da história da música pop, agora canta “Sweet Child”, uma doce melodia dedicada à filha Romy, de 12 anos.

E jura amor eterno a esposa Gabriella Wesberry, em “Complete Love”, uma linda balada na mesma tradição de grandes hits como “Stars” e “Say You Love Me”.

Nem comentei ainda, mas o time de músicos que faz parte da banda neste momento é de uma competência gigantesca e dá aquele acabamento musical impecável à sonoridade do novo disco que foi produzido por Andy Wright, uma das poucas presenças constantes na carreira musical de Hucknall.

Depois de muitas formações diferentes, o Simply Red de hoje conta com Ian Kirkham (sax/teclados), Kenji Suzuki (guitarras), Dave Clayton (teclados), Kevin Robinson (trompete/flauta), Steve Lewinson (baixo) e Roman Roth (bateria).

Com o novo repertório em mãos, a banda planeja uma turnê pela Europa e Reino Unido, que começa em Outubro de 2020.

Adriana Maraviglia
@drikared

Ouça “Blue Eyed Soul” no Spotify:

Compartilhe:

CookiesNós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. We are committed to protecting your privacy and ensuring your data is handled in compliance with the General Data Protection Regulation (GDPR).