A música dos Beatles ajuda a dar graça a “Yesterday”

Uma das funções mais importantes da Arte e do Cinema, como uma forma de Arte, é a de instigar, lançar no ar as perguntas para tentar de algum jeito respondê-las ou  contribuir para que o público as responda.

No caso específico de “Yesterday”, novo filme do cineasta Danny Boyle, que chega amanhã aos cinemas brasileiros, a pergunta feita é: E se os Beatles nunca tivessem existido?

O roteiro de Richard Curtis propõe esse exercício de imaginação contando a história de Jack Malik (Himesh Patel), um empregado de supermercado que  sonha viver da música, mas ainda está lutando para conseguir a projeção necessária.

Sua música faz sucesso só entre seu grupo de amigos, especialmente com Ellie Appleton (Lilly James) que tenta ajudá-lo atuando como sua empresária,  mas sem conseguir ir muito além dos pubs e festivais locais. 

E quando Jack está prestes a desistir da música, ele sofre um acidente, no momento exato em que o mundo inteiro sofre um apagão e voilà, os Beatles nunca existiram e ele, a única pessoa que se lembra de sua existência, pode usar seu catálogo musical maravilhoso a vontade para alcançar o sucesso que sempre sonhou. 

Infelizmente o questionamento para por aí. Sem disposição para aprofundar-se muito no legado cultural e comportamental que praticamente fez não só a música, mas a cara do mundo ocidental mudar completamente pela sua influência, Curtis prefere brincar “no raso” e fazer rir da completa inabilidade de Jack para lidar com sua fama repentina e com a indústria da música dos dias de hoje que apenas quer embalá-lo e atirá-lo no mercado como um bom novo produto. 

Apesar de trilhar um caminho sem muitos compromissos, a comédia de Boyle ainda conta com a força irresistível da música dos Beatles a seu favor e, ela, aliada a uma cena que não posso revelar aqui para não estragar a experiência de ninguém, conseguem emocionar e nos levam a questionar: E se Danny Boyle e Richard Curtis tivessem se permitido ir mais fundo na questão que levantaram?

Adriana Maraviglia
@drikared

Compartilhe:

CookiesNós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. We are committed to protecting your privacy and ensuring your data is handled in compliance with the General Data Protection Regulation (GDPR).