Oscar 2019 – A grande festa do cinema acontece amanhã

A temporada  de premiações do cinema está a todo vapor e amanhã, dia 24/02, acontece a mais importante de todas: a 91ª edição do Oscar será apresentada no Dolby Theater, em Los Angeles a partir das 22hrs (horário de Brasília)

E depois de algumas edições em que os aspectos políticos da indústria cinematográfica tiveram mais atenção do que a própria arte, Hollywood parece  estar readquirindo seu velho brilho.

Mesmo assim,  a Academia parece ter uma grande dificuldade para afastar-se  das polêmicas; oficialmente o show deste ano não terá um apresentador fixo, mas os rumores já crescem dando conta de que  a atriz Whoopi Goldberg, apresentadora de quatro edições do prêmio entre 1994 e 2002, pode assumir o microfone e ser a grande surpresa da noite.

No entanto, o espaço para o tradicional discurso de abertura, que costuma ocupar os primeiros 20 minutos do show, já está reservado para uma apresentação da  banda Queen. Com Adam Lambert  nos vocais, a apresentação comemora o enorme sucesso de “Bohemian Rhapsody”, na lista dos grandes favoritos a levar o principal prêmio da noite, a cinebiografia de Freddie Mercury recebeu  5 indicações.

 

Em uma outra questão, resolvida recentemente, chegou a ser cogitado que alguns dos prêmios,  considerados de menor interesse do público, fossem anunciados durante os intervalos do show, mas a ideia foi logo abandonada depois de uma saraivada de críticas nas redes sociais. 

Entre os indicados, a grande novidade é “Roma’, do diretor mexicano Alfonso Cuarón. Feito para exibição na plataforma de Streaming NETFLIX, o filme recebeu 10 indicações e está sendo considerado um dos favoritos a levar muitos prêmios para casa, já que teve um bom desempenho nas outras premiações da temporada como Globo de Ouro  e BAFTA.

Falado em espanhol e em um dialeto indígena local do México, o filme que se passa na década de 70, mostra  a relação de uma empregada com a família para quem trabalha e conseguiu transcender a categoria  “Filme Estrangeiro” e  figura também  na  categoria principal, de “Melhor Filme do Ano”.

Com o mesmo número de indicações que  “Roma” e também fazendo bonito nas demais premiações da temporada, “A Favorita”, filme do diretor grego Yorgos Lanthimos também deve levar para casa uma boa cota de prêmios.

“A Favorita” conta a história da Rainha Anne,  soberana da Inglaterra no início do século XVIII e sua relação com duas mulheres que disputam sua atenção e o poder político que ela significa.

Chegando perto dos primeiros, com 8 indicações para cada um “Vice” e “Nasce uma Estrela” também tem chances de sair consagrados da grande noite de gala do cinema.

Com jeitão de documentário  e a clara opção por rir ao invés de denunciar, “Vice” mostra Dick Chenney, o poderoso vice presidente americano  durante o governo George W. Bush, enquanto “Nasce Uma Estrela” é uma daquelas histórias queridas de Hollywood, chegando a sua quarta adaptação,  tem como grande atração a presença da diva pop Lady  Gaga, no papel da cantora em início de carreira descoberta por um super astro da música  já decadente.

Com 7 indicações, “Pantera Negra” está fazendo história neste Oscar. Além  de ser um “filme de super heróis” com um elenco majoritariamente negro, é a primeira vez que um filme deste  tipo consegue receber  indicações fora das chamadas categorias técnicas  e também concorre a melhor filme.

Duas histórias  reais sobre racismo completam a lista de  filmes indicados ao prêmio  de  melhor do ano,  com 6 indicações,  “Infiltrado na Klan”, do cineasta Spike Lee, traz uma  história inusitada sobre um policial negro que na década de 70 conseguiu  entrar para a organização  racista  Klu Klux Klan.

Enquanto “Green Book – O Guia” narra a surpreendente história real de Tony Lip,  um segurança de boates que trabalha como motorista para  um músico negro, durante  uma turnê pelo sul dos EUA.  no início da década de 60,  tendo que ajuda-lo  a lidar com o racismo local e todas as leis de segregação.

O Oscar 2019 pode ser visto através do canal TNT, na TV a cabo,  ou online. Quanto a TV aberta, a promessa de transmissão da Rede Globo é para depois do BBB, e só entra no ar no final da premiação, como sempre fez, aliás.  O  que sempre  me deixou intrigada é por que esta emissora “senta em cima” dos direitos de transmissão  para a TV aberta, de  um evento tão importante e depois se nega  a mostrá-lo na íntegra. Será que já não  estava na hora de passar o bastão para alguma outra emissora disposta a trazer a festa completa para a casa dos brasileiros? 

Adriana Maraviglia
@drikared

Confira a  lista completa de indicados ao Oscar 2019

Melhor Ator Coadjuvante
Richard E. Grant (Poderia Me Perdoar?)
Mahershala Ali (Green Book – O Guia)
Adam Driver (Infiltrado na Klan)
Sam Elliott (Nasce uma Estrela)
Sam Rockwell (Vice)

Melhor Atriz Coadjuvante
Regina King (Se a Rua Beale Falasse)
Marina de Tavira (Roma)
Amy Adams (Vice)
Emma Stone (A Favorita)
Rachel Weisz (A Favorita)

Melhor Roteiro  Original
Green Book – O Guia
Roma
No Coração das Trevas
A Favorita
Vice

Melhor Roteiro Adaptado
Infiltrado na Klan
A Balada de Buster Scruggs
Se a Rua Beale Falasse
Nasce uma Estrela
Poderia Me Perdoar?

Melhor Animação
Homem-Aranha no Aranhaverso
Os Incríveis 2
WiFi Ralph
Ilha de Cachorros
Mirai

Melhor Filme Estrangeiro
Roma (México)
Guerra Fria (Polônia)
Assunto de Família (Japão)
Cafarnaum (Líbano)
Nunca Deixe de Lembrar (Alemanha)

Melhor Documentário
RBG
Minding the Gap
Hale County this Morning, the Evening
Of Fathers and Sons
Free Solo

Melhor Direção de Arte
O Retorno de Mary Poppins
A Favorita
Primeiro Homem
Roma
Pantera Negra

Melhor Fotografia
Roma
Nasce uma Estrela
A Favorita
Guerra Fria
Nunca Deixe de Lembrar

Melhor Figurino
A Favorita
A Balada de Buster Scruggs
Duas Rainhas
O Retorno de Mary Poppins
Pantera Negra

Melhor Maquiagem
Vice
Border
Duas Rainhas

Melhor Edição
A Favorita
Infiltrado na Klan
Bohemian Rhapsody
Green Book – O Guia
Vice

Melhor Trilha Sonora
Se a Rua Beale Falasse
Ilha de Cachorros
Pantera Negra
O Retorno de Mary Poppins
Infiltrado na Klan

Melhor Canção Original
“Shallow” (Nasce uma Estrela)
“All the Stars” (Pantera Negra)
“I’ll Fight” (RBG)
“The Place Where Lost Things Go” (O Retorno de Mary Poppins)
“When a Cowboy Trades His Spurs for Wings” (A Balada de Buster Scruggs)

Melhores Efeitos Visuais
Vingadores: Guerra Infinita
Christopher Robin – Um Reencontro Inesquecível
Jogador nº 1
O Primeiro Homem
Han Solo: Uma História Star Wars

Melhor Edição de Som
O Primeiro Homem
Pantera Negra
Roma
Um Lugar Silencioso
Bohemian Rhapsody

Melhor Mixagem de Som
O Primeiro Homem
Roma
Nasce uma Estrela
Bohemian Rhapsody
Pantera Negra

Melhor Curta-Metragem
Marguerite
Fauve
Mother
Skin
Detainment

Melhor Animação Curta-Metragem
Bao
Animal Behavior
Late Afternoon
Weekends
One Small Step

Melhor Documentário Curta-Metragem
End Game
Lifeboat
A Night at the Garden
Period. End of Sentence
Black Sheep

Melhor Atriz
Olivia Colman (A Favorita)
Lady Gaga (Nasce uma Estrela)
Glenn Close (A Esposa)
Melissa McCarthy (Poderia Me Perdoar?)
Yalitza Aparicio (Roma)

Melhor Ator
Bradley Cooper (Nasce uma Estrela)
Rami Malek (Bohemian Rhapsody)
Christian Bale (Vice)
Willem Dafoe (No Portal da Eternidade)
Viggo Mortensen (Green Book – O Guia)

Melhor Direção
Alfonso Cuarón (Roma)
Spike Lee (Infiltrado na Klan)
Yorgos Lanthimos (A Favorita)
Pawel Pawlikowski (Guerra Fria)
Adam McKay (Vice)

Melhor Filme
A Favorita
Roma
Vice
Pantera Negra
Green Book – O Guia
Nasce uma Estrela
Infiltrado na Klan
Bohemian Rhapsody

 

Compartilhe:

CookiesNós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. We are committed to protecting your privacy and ensuring your data is handled in compliance with the General Data Protection Regulation (GDPR).