La Traviata, de Giuseppe Verdi, abre a temporada lírica 2018 do Theatro Municipal de São Paulo

Uma das óperas mais populares do repertório lírico mundial, La Traviata, com música de Giuseppe Verdi e libreto de Francesco Maria Piave, estreia no Theatro Municipal de São Paulo no dia 12 de maio, às 20h. Ambientada em Paris, no século XIX, a obra é  baseada no clássico “A Dama das Camélias”, de Alexandre Dumas Filho, e fica em cartaz até o dia 23, sempre às 20h, com exceção da récita de domingo, 13, às 18h.

“É uma ópera que nos dá enorme satisfação montar porque o público vivencia uma descoberta. As pessoas vão perceber que já conheciam as árias de filmes como “Uma Linda Mulher” e “Priscila, Rainha do Deserto”, mas não sabiam. Por ser uma ópera com música familiar, nosso desafio foi encená-la com alguns recursos novos. Entre eles, destaco a Cisne Negro Companhia de Dança, que apresentará coreografia concebida por Dany Bittencourt. Estas novidades vão tornar a experiência do público ainda mais prazerosa”, pontua o Secretário Municipal de Cultura, André Sturm.

A ópera conta a história da cortesã Violetta Valéry  e do nobre Alfredo Germont, que  se apaixonam em uma festa, mas se veem aprisionados aos preconceitos e às tradições de uma sociedade conservadora e são obrigados a tomar decisões que alteram suas vidas de forma irreparável. No papel de Violetta, estão as sopranos Nadine Koutcher e Jaquelina Livieri, e como Alfredo, os tenores Fernando Portari e Georgy Vasiliev.

Com concepção e direção cênica de Jorge Takla, a produção tem direção musical e regência do maestro titular Roberto Minczuk à frente da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo. O Coro Lírico Municipal de São Paulo fica sob comando de Mário Zaccaro. Convidada para a montagem, a Cisne Negro Cia. de Dança participa com duas coreografias assinadas por sua diretora artística, Dany Bittencourt. A produção tem cenografia de Nicolás Boni, desenho de luz de Fabio Retti e figurino de Cássio Brasil.

 A obra possui uma das melodias mais conhecidas do universo operístico: “Brindisi”, já interpretada por grandes tenores como Luciano Pavarotti.

“La Traviata é um dos títulos mais conhecidos de todos os tempos. Tem uma orquestração leve e singela – mas com momentos apoteóticos – que se alinha perfeitamente com os textos das árias e dos conjuntos”, revela Minczuk. “É interessante da primeira à última nota. Não tem um momento monótono. Tem muita alegria e muita tristeza. É uma ópera completa.”

Takla, que já dirigiu La Traviata no Theatro Municipal em 1996 com a Orquestra Experimental de Repertório, diz que é sempre um desafio montar uma ópera tão conhecida e tão querida pelo público, mas sabe que está trabalhando com excelentes profissionais. “Tudo é de primeiríssima qualidade. São os corpos artísticos do Theatro Municipal reunidos para contar uma história que trata de temas universais: empoderamento feminino, liberdade sexual das mulheres e o preconceito que existe com mulheres fortes e livres, que podem abalar uma estrutura familiar pré-estabelecida”, explica o diretor.

E este será só o começo, na programação da temporada lírica 2018, ainda chegam ao Theatro Municipal: “O Cavaleiro da Rosa”, de Richard Strauss (15/06), ”Pelléas et Mélisande”, de Claude Debussy (12/10) e “Turandot”, de Giacomo Puccini (16/11), que fecha o ano.

La Traviata, de Giuseppe Verdi – Local: Theatro Municipal de São Paulo – Sala de Espetáculos – Praça Ramos De Azevedo, s/n – República – Datas: Sábado, 12/5, 20h. Domingo, 13/5, 18h. Segunda-feira, 14/5, quarta-feira 16/5, quinta-feira, 17/5, sexta-feira, 18/5, segunda-feira, 21/5, e quarta-feira, 23/5, 20h – Ingressos:  de 40 a 150 reais – Vendas na bilheteria do Theatro Municipal de São Paulo ou pelo site www.theatromunicipal.org.br. – Horário da bilheteria: De segunda a sexta-feira, das 10h às 19h, sábados e domingos, das 10h às 17h. Nos espetáculos à noite, a bilheteria permanece aberta até o início do evento; em dias de espetáculos pela manhã, o espaço abre ao público duas horas antes do início da apresentação. Apenas venda e retirada de ingressos para os eventos do Theatro Municipal de São Paulo.

Compartilhe:

Deixe um comentário:

Últimas notícias

Silva e Filipe Catto apresentam Turnê Novabrasil em SP

A Novabrasil apresenta neste ano a Turnê Novabrasil, uma série de shows que celebram a… Leia mais

11 meses ago

A volta dos Rolling Stones: Hackney Diamonds no Antigas Novidades

THE ROLLING STONES - foto: @markseliger Os Rolling Stones e o seu sensacional novo disco… Leia mais

11 meses ago

Rustin: a história esquecida de um herói

RUSTIN - foto: REPRODUÇÃO Com a temporada de premiações de Cinema cada vez mais perto,… Leia mais

11 meses ago

Rumores de nova turnê norte americana dos Stones

Depois do lançamento de "Hackney Diamonds", no dia 20/10, os fãs da banda Rolling Stones… Leia mais

11 meses ago

Brasileiros na Finlândia registram aurora boreal raríssima

Novembro começou inédito para os apaixonados pela aurora boreal. Desde o início do mês, moradores… Leia mais

11 meses ago

“O Assassino” de David Fincher é um thriller psicológico imperdível

E chegou finalmente nesta sexta-feira (10/11) à grade da Netflix o filme "O Assassino", do… Leia mais

11 meses ago