Categorias: CinemaNotícias

Documentário Piripkura ganha o prêmio Amsterdam Human Rights

O documentário “Piripkura”, dirigido por Mariana Oliva, Renata Terra e Bruno Jorge, e produzido pela Maria Farinha Filmes, foi premiado com o Amsterdam Humam Rights Award, no dia 20 de novembro,  durante o IDFA – International Documentary FilmFestival Amsterdam.
O longa, que fez sua estreia no Brasil durante o Festival do Rio e conquistou o prêmio de “Melhor Documentário”, movimentou a imprensa internacional ao abordar a questão indígena.

“Estamos muito felizes com essa premiação e, principalmente, por permitir expandir a luta dos povos indígenas mundo afora. Precisamos garantir os direitos dessa população que luta por respeito e sobrevivência em terras que são deles” afirma Mariana Oliva, uma das diretoras do documentário.

Pakyî e Tamandua são dois indígenas nômades, do povo Piripkura, que vivem com um facão, um machado cego e uma tocha, e sobrevivem cercados por fazendas e madeireiros numa área protegida no meio da floresta amazônica. O documentário apresenta as expedições periódicas de Jair Condor, coordenador da FUNAI que acompanha Pakyî e Tamandua desde 1989.  Rita, a terceira sobrevivente Piripkura que se tem notícia, embarca com Jair em algumas expedições para  monitorar vestígios que comprovem a presença deles na floresta e, assim, garantir a proteção do território habitado por eles. Piripkura aborda as consequências de uma tragédia e revela a força, resiliência e autonomia daqueles que foram expostos a todo tipo de ameaças e têm resistido ao contato.

“Piripkura”, que ganhou o prêmio de “Melhor Documentário” no Festival do Rio, fez sua estreia em um momento de grande mobilização por lideranças indígenas e movimentos sociais.

Em outubro, a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) participou da audiência no Parlamento Europeu, em Bruxelas, Bélgica. Sonia Guadalajara, coordenadora executiva da APIB, discursou reivindicando três pontos:  que a Declaração Universal dos Direitos da Mãe Natureza sejam adotados pelas instâncias internacionais conforme Carta de Cochambamba de 2010; que o crime de Ecocídio seja reconhecido e que haja punição para todos aqueles que desmatarem, poluírem ou matarem os rios, lagos e oceanos; e que o Parlamento Europeu adote os embargos econômicos para todas as empresas e produção em territórios indígenas desconsiderando os direitos humanos, sociais, ambientais e territoriais dos povos e do meio ambiente.

Assista ao trailer de “Piripkura”: 

Compartilhe:

Deixe um comentário:

Últimas notícias

Silva e Filipe Catto apresentam Turnê Novabrasil em SP

A Novabrasil apresenta neste ano a Turnê Novabrasil, uma série de shows que celebram a… Leia mais

11 meses ago

A volta dos Rolling Stones: Hackney Diamonds no Antigas Novidades

THE ROLLING STONES - foto: @markseliger Os Rolling Stones e o seu sensacional novo disco… Leia mais

11 meses ago

Rustin: a história esquecida de um herói

RUSTIN - foto: REPRODUÇÃO Com a temporada de premiações de Cinema cada vez mais perto,… Leia mais

11 meses ago

Rumores de nova turnê norte americana dos Stones

Depois do lançamento de "Hackney Diamonds", no dia 20/10, os fãs da banda Rolling Stones… Leia mais

11 meses ago

Brasileiros na Finlândia registram aurora boreal raríssima

Novembro começou inédito para os apaixonados pela aurora boreal. Desde o início do mês, moradores… Leia mais

11 meses ago

“O Assassino” de David Fincher é um thriller psicológico imperdível

E chegou finalmente nesta sexta-feira (10/11) à grade da Netflix o filme "O Assassino", do… Leia mais

11 meses ago