Carlota Joaquina é tema de nova biografia a caminho das livrarias

 

Chega às livrarias o romance biográfico de uma das figuras mais emblemáticas da história de Portugal e do Brasil, a rainha Carlota Joaquina de Bourbon (1775-1830). O livro “Memórias de Carlota Joaquina: a Amante do Poder” do historiador argentino Marsílio Cassotti, autor do best-seller “A Biografia Íntima de Leopoldina”, retrata os principais episódios de sua vida.

Com base em documentos históricos e testemunhos de quem conviveu diretamente com a “princesa rebelde”, a obra apresenta uma Carlota que, em primeira pessoa, expõe as intrigas políticas da família, a fuga dos Bragança para terras brasileiras, o casamento aos dez anos de idade com Dom João VI e a relação com o mulherengo Dom Pedro.

Além disso, a obra trata de sua misteriosa lealdade a Portugal durante a traiçoeira Guerra das Laranjas e dos rumores sobre os seus amantes. As intenções de ser coroada rainha em Buenos Aires e a sua recusa em jurar a Constituição liberal também são destaques no livro.

Diante das ameaças da Revolução Francesa, Carlota buscou o protagonismo nos assuntos públicos, desagradando aqueles que não aceitavam a participação feminina nos negócios. O foco do historiador Marsilio Cassotti é, justamente, demonstrar a coragem e a valentia desta mulher, que ansiava o poder direto sobre as ações políticas, característica não muito bem vista às mulheres da época.

Para marcar o lançamento da nova obra, o autor Marsílio Cassotti realizará uma sessão de autógrafos no dia 27 de setembro, às 19hrs, na Livraria da Vila (Alameda Lorena, 1731 – Jardim Paulista)

 

“Memórias de Carlota Joaquina: A Amante do Poder” – Tradução Luis Reyes Gil – 328 páginas – preço sugerido: R$ 49,90

Compartilhe:

CookiesNós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. We are committed to protecting your privacy and ensuring your data is handled in compliance with the General Data Protection Regulation (GDPR).