No aniversário de Ron Wood, conheça o lado pintor do guitarrista dos Rolling Stones
|Ron Wood, o mais jovem dos Rolling Stones chega aos 70 anos hoje. Sua música é bastante conhecida, tanto quando está com a maior banda de rock do mundo, onde toca desde 1975, como a que fazia com o lendário The Faces e em muitos outros trabalhos solo ou acompanhando artistas como Jeff Beck e Rod Stewart.
O que nem todo mundo sabe é que Wood também é um pintor consagrado, que tem seus quadros exibidos pelo mundo afora, em concorridas exposições.
Uma delas aconteceu aqui no Brasil, em 1996, no MAM (Museu de Arte Moderna), em São Paulo.
Como não poderia deixar de ser, os Rolling Stones ocupam a maior parte de suas telas que podem ser tão vibrantes e coloridas quanto a imagem que o próprio artista costuma apresentar nos palcos.
Segundo os especialistas em arte, a obra de Wood é composta principalmente de retratos que fazem parte da escola New Image, com forte influência da Pop Art de Andy Warhol.
Falando sobre sua arte, em entrevista para o jornal britânico “The Guardian”, Ronnie Wood afirmou que “tocar, como parte de um time é maravilhoso, mas expressar sua individualidade como um artista é muito pessoal. A arte é muito mais poderosa e uma afirmação bem mais pessoal”.
Desenhista habilidoso, Ronnie formou-se na famosa Ealing Art School e, ainda hoje, nunca sai de casa sem levar seu caderno de desenhos, pois nunca sabe quando a inspiração irá aparecer e ao contrário do que poderíamos imaginar, quando está pintando uma de suas telas, prefere ouvir Mozart.
No momento, Ronnie está em casa recuperando-se de uma cirurgia, enquanto curte suas filhas gêmeas que, no dia 30 de maio, completaram um ano de idade. Em setembro, ele volta para a estrada com os Rolling Stones, na nova turnê europeia “No Filter”.
Em tempo, em São Paulo, no Beco do Batman, existe um graffiti original de Ron Wood, pintado em fevereiro de 2016, quando ele veio tocar com os Stones na cidade.
Adriana Maraviglia
@drikared