Star Wars: Os 40 anos de um fenômeno cultural

Há exatos 40 anos, chegava aos cinemas o primeiro filme de uma das maiores Sagas da História da Sétima Arte:  “Star Wars”,  começava a contar uma história fascinante, sobre uma disputa pelo poder, entre dois lados de uma mesma força sobrenatural, que acontecia em uma “galáxia muito distante” e apresentava para o mundo novos heróis e vilões com aparência estranha, mas ainda assim humanos, muito humanos.

E tudo saído da imaginação de George Lucas, o genial diretor e roteirista que, conta a lenda, começou a trabalhar em sua genial saga em meados da década de 70, começando com uma sinopse, escrita em um caderno, que apresentava um resumo geral da história.
Com o tempo, a tal história foi sendo desenvolvida e evoluiu, especialmente depois que Lucas leu “O Herói de Mil Faces”, de Joseph Campbell.

O filme fez tanto sucesso, que o projeto maluco de Lucas, visto com muita desconfiança pela Twentieth Century Fox, de filmar mais duas sequências,  recebeu sinal verde imediato, logo após o filme bater recorde atrás de recorde nas bilheterias ficando apenas atrás do clássico “… E o Vento Levou” (1939).

O trio de protagonistas do primeiro filme foi imediatamente elevado ao estrelato e Mark Hamill, Carrie Fisher e Harrison Ford viram suas carreiras tomarem novos rumos imediatamente após a estreia do filme.

Mais tarde, com o lançamento das duas sequências, o público descobria que aquele primeiro filme era na verdade o quarto capítulo de uma Saga bem maior, que continua recebendo novos capítulos e acrescentando mais e mais heróis e vilões a sua riquíssima mitologia.

Hoje, os fãs que aguardam pela estreia do nono capítulo “Star Wars: Os Últimos Jedi”, receberam um presente muito especial quando a Revista Vanity Fair colocou na rede um vídeo que mostra os bastidores do novo filme e seus astros, sendo fotografados pela icônica Annie Leibowitz.

Mas muito antes disso, há 40 anos, o primeiro “Star Wars” foi muito mais do que um filme de sucesso que chegava aos cinemas, caindo no gosto de um público imenso, de todas as idades, transformando-se  em um fenômeno cultural,  coisa que, naquele dia 25 de maio de 1977, ninguém poderia esperar.

Adriana Maraviglia
@drikared

Assista ao vídeo dos bastidores de “Star Wars: Os Últimos Jedi”, divulgado hoje, pela Vanity Fair:

Compartilhe:

CookiesNós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. We are committed to protecting your privacy and ensuring your data is handled in compliance with the General Data Protection Regulation (GDPR).